Amor para Mais de Metro: o Distanciamento Social e a Fita Métrica
Resumo
Intenta-se com a comunicação apresentar resultados de atividades em escola municipal cujo objetivo foi analisar percepções do distanciamento social e seus significados junto aos estudantes. Como fonte atividades envolvendo leitura e poema. Com esse trabalho, ficou evidente o que Freire (1988) nos traz em seu livro sobre importância do ato de ler, e do letramento para a compreensão dos fenômenos do mundo, possibilitando ao estudante apreendente ser e se tornar sujeito nos processos de ensino aprendizagem, um viés que nos levou a pensar no plano amor para mais de metro, e que teve a fita métrica e poemas e bonecas coloridas, como recursos. Mostrou que os estudantes ainda não concebiam, apesar de saberem, o tamanho real do distanciamento recomendado pelos protocolos na pandemia, antes da apresentação da fita métrica. Mostrou também que o poema é um recurso potencializador para a realização de atividades significativas envolvendo conhecimentos que encontre o elo entre a etnomatematica D’Ambrósio (2009) e as criações humanas, conexões possibilitadas pelo pensamento matemático.
Referências
_________ Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
_________ Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996. Disponível em: [link] 20.02h
D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.
REIS, Silvia Marina Guedes dos. A matemática no cotidiano infantil. Jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Papirus, 2006, 1994.
SCIELO - Scientific Electronic Library Online. Rev. Econ. Sociol. Rural 51 (4) https://doi.org/10.1590/S0103-20032013000400007 Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011) Rua Dr. Diogo de Faria, 1087 - 9º andar - Vila Clementino 04037-003 São Paulo/SP - Brasil. Dez/2013.