Amor para Mais de Metro: o Distanciamento Social e a Fita Métrica

  • Izabel Antunes de Sousa Lopes SMECEL-VG / SME-CBÁ

Resumo


Intenta-se com a comunicação apresentar resultados de atividades em escola municipal cujo objetivo foi analisar percepções do distanciamento social e seus significados junto aos estudantes. Como fonte atividades envolvendo leitura e poema. Com esse trabalho, ficou evidente o que Freire (1988) nos traz em seu livro sobre importância do ato de ler, e do letramento para a compreensão dos fenômenos do mundo, possibilitando ao estudante apreendente ser e se tornar sujeito nos processos de ensino aprendizagem, um viés que nos levou a pensar no plano amor para mais de metro, e que teve a fita métrica e poemas e bonecas coloridas, como recursos. Mostrou que os estudantes ainda não concebiam, apesar de saberem, o tamanho real do distanciamento recomendado pelos protocolos na pandemia, antes da apresentação da fita métrica. Mostrou também que o poema é um recurso potencializador para a realização de atividades significativas envolvendo conhecimentos que encontre o elo entre a etnomatematica D’Ambrósio (2009) e as criações humanas, conexões possibilitadas pelo pensamento matemático.

Palavras-chave: distanciamento social, letramento matemático, regras, protocolos, poema

Referências

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Publicado
08/11/2021
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LOPES, Izabel Antunes de Sousa. Amor para Mais de Metro: o Distanciamento Social e a Fita Métrica. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1191-1201. ISSN 2447-8776.