Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas e a Formação de Professores que Ensinam Matemática: uma Revisão de Literatura

  • Livrada Fernandes de Aquino UFMT
  • Roseli Adriana Blümke Feistel UFMT

Resumo


O presente trabalho apresenta uma revisão de literatura, sob forma de Estado da Arte, com o objetivo de analisar as produções acadêmico-científicas relacionadas à Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas e a formação de professores publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nosúltimos 10 (dez) anos. Por meio da revisão, foram encontradas 631 produções científicas e, dentre estas, 46 trabalhos tratam da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas. A análise qualitativa dos trabalhos, a partir da Análise de Conteúdo, possibilitou emergir categorias de análise as quais revelaram que a metodologia vem sendo associada à prática de experimentos investigativos e que há uma tendência em ser discutida na formação de professores. Além disso, as produções encontradas evidenciam que há uma constante busca em demonstrar a importância da utilização desta metodologia nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação Superior aprimorando a formação inicial e continuada de professores visando uma melhoria na qualidade do ensino. Nesta perspectiva, os resultados sinalizam como um campo de conhecimento ainda a ser pesquisado, particularmente, no que se refere à trabalhos envolvendo professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Matemática, Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação, Metodologia de Resolução de Problemas

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, L. R. et al. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

ASSIS, M. A. P. de. Resolução de Problemas e grupo de estudos [manuscrito]: possíveis contribuições na formação continuada de professores de Matemática do ensino. 2018. 250 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

AZEVEDO, E. Q. de. O processo de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas no contexto da formação inicial do professor de Matemática. 2014. 268 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.

BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L.; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

BRASIL, T. C. O ensino da Geometria através de Resolução de Problemas: explorando possibilidades na formação inicial de professores de Matemática. 2017a. 266 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017b. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 ago. 2021.

FERREIRA, N. C. Uma proposta de ensino de Álgebra Abstrata Moderna, com a utilização da metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, e suas contribuições para a formação inicial de professores de Matemática. 2017. 283 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2017.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.

JUSTULIN, A. M. A formação de professores de Matemática no contexto da Resolução de Problemas. 2014. 254 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.

LAGO, A. S. Resolução de Problemas e o ensino de sistema de equações 1º Grau: o trabalho colaborativo como estratégia de formação continuada de professores. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso. Anos Finais Ensino Fundamental, Cuiabá, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 ago. 2021.

MORAES, R. Análise de Conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 ago. 2021.

PROENÇA, M. C. de. A Resolução de Problemas na Licenciatura em Matemática: análise de um processo de formação no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. 2012. 208 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2012.

ROCHA, P. M. A Resolução de Problemas no ensino de Estatística: uma contribuição na formação inicial do professor de Matemática. 2016. 252 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
AQUINO, Livrada Fernandes de; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas e a Formação de Professores que Ensinam Matemática: uma Revisão de Literatura. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1202-1214. ISSN 2447-8776.