O Ensino da Matemática para Crianças Pequenas: Reconhecendo a Importância do Lúdico e de um Espaço Matematizador

  • Ruth Queiroz de Santana UFMT

Resumo


O presente artigo tem como objetivo valorizar a importância do lúdico no ensino da Matemática para a educação infantil, não podendo mais ser visto como um passa tempo, pois é um ingrediente que proporciona um momento de alegria e consequentemente, um melhor rendimento escolar. Refletir como algumas atividades julgadas como desnecessárias, como trabalhar as questões de perto/longe, grande/pequeno, etc. podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem e pensar nos espaços escolares como um ambiente matematizador que precisa ser debatido no Projeto Político Pedagógico da escola. Assim sendo, criança deve estar em contato constante com a linguagem matemática, para que possa, a partir da interação social construir o seu próprio entendimento, cabendo ao professor o papel de proporcionar a oportunidade de medir, comparar, etc. tudo que a rodeia.

Palavras-chave: Lúdico, Matemática, Educação Infantil

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Publicado
08/11/2021
SANTANA, Ruth Queiroz de. O Ensino da Matemática para Crianças Pequenas: Reconhecendo a Importância do Lúdico e de um Espaço Matematizador. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1215-1224. ISSN 2447-8776.