O Ensino da Matemática para Crianças Pequenas: Reconhecendo a Importância do Lúdico e de um Espaço Matematizador

  • Ruth Queiroz de Santana UFMT

Resumo


O presente artigo tem como objetivo valorizar a importância do lúdico no ensino da Matemática para a educação infantil, não podendo mais ser visto como um passa tempo, pois é um ingrediente que proporciona um momento de alegria e consequentemente, um melhor rendimento escolar. Refletir como algumas atividades julgadas como desnecessárias, como trabalhar as questões de perto/longe, grande/pequeno, etc. podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem e pensar nos espaços escolares como um ambiente matematizador que precisa ser debatido no Projeto Político Pedagógico da escola. Assim sendo, criança deve estar em contato constante com a linguagem matemática, para que possa, a partir da interação social construir o seu próprio entendimento, cabendo ao professor o papel de proporcionar a oportunidade de medir, comparar, etc. tudo que a rodeia.

Palavras-chave: Lúdico, Matemática, Educação Infantil

Referências

ARCE, Alessandra; A pedagogia na “era das revoluções”: uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

BLOG LINKEI. Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky. Disponível em: [link] (acesso em 10 out. 2021)

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

CHÃTEAU, Jean. O jogos e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

CORDEIRO, Verbena Maria Rocha. Experiência, histórias de leitura e formação: os bastidores da leitura e cenas da escola. Revista Salto para o Futuro, Rio de Janeiro, 2007.

DANYLUK, Ocsana Sônia; Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil [recurso eletrônico]. 5ed. – Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015.

Didática magna / Comenius; aparelho crítico Marta Fattori; tradução Ivone Castilho Benedetti. – 3º ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2006. – (Paidéia)

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral; Linguagens infantis, outras formas de leitura. Campinas, SP, 2005.

FREITAS, Dayse, SOUZA, Arlindo. Uberlândia: UFU, Olhares e Trilhas, v.5, n.5 (jan./dez.)., p. 1-10, 2004.

FONSECA V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2ª ed. Porto Alegre:Artes Médicas;1995.

GOMES, Cleomar F. As brincadeiras e os jogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In Moreira, Evandro C. (Org.) 2ª. ed. A Educação Física na rede municipal de Ensino de Cuiabá: uma proposta de construção coletiva. Cuiabá/MT: EdUFMT. 2016.

KAMII, Constante; A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos; Tradução:Regina A. de Assis – 23 (COLOAR O A) ED. Campinas, SP – 1997.

KAMII,Constance; HOUSMAN, Leslie Baker. Crianças pequenas reinventam a aritmética: implicações da teoria de Piaget. – 2.ed. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. Escritas e leituras na educação matemática / organizado por Celi Aparecida Lopes e Adair Mendes Nacarato. 1 ed.; reimp. – Belo Horizonte : Autêntica, 2009.

MELLO. Suely Amaral. A escola de Vygotsky.in CARRARA, Kester. (org.). Introdução à psicologia da educação. São Paulo: Avercamp, 2004, p.135 a 154.

MIRANDA, Danielle de. Como surgiram os números. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/como-surgiram-os-numeros.htm> (acesso em 10 out.2021)

MODESTO, Mônica Cristina; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Importância da Ludicidade na Construção do Conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 5 – nº1 – 2014. Disponível em: [link] (acesso em 10 out.2021)

MORAES, Cineri F. NARRATIVAS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORAS: SINAIS DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA. Caxias do Sul: Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010 – Anais.

OLIVEIRA, Ana Arlinda de. Literatura infantil & arte. Cuiabá, MT: Central de Texto : EdUFMT, 2010.

OLIVEIRA, Iara. A formação docente pela lente do memorial como instrumento de reflexão. Ouro Preto, UFOP: X Simpósio de Formação e Profissão Docente (SIMPOED) - GD7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática. Anais, p. 112, 2015.

OLIVEIRA, Marta Khol de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1997.

Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 144p.

Pestalozzi. Disponível em: [link]. (acesso em 10 out.2021)

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.

SOUSA, Ana Maria Borges de. Organização escolar & didática geral. Cuiabá, MT: Central de Texto : EdUFMT, 2011. Teorias de Aprendizagem. Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/portugues/teorias-de-aprendizagem/> (acesso em 10 out.2021)
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SANTANA, Ruth Queiroz de. O Ensino da Matemática para Crianças Pequenas: Reconhecendo a Importância do Lúdico e de um Espaço Matematizador. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1215-1224. ISSN 2447-8776.