Educação Infantil e Ensino Fundamental: Desafios na Contemporaneidade

  • Ana Lucy Martins Cavalcante SEDUC-Manaus
  • Cláudia Regina Paese SEDUC-Cuiabá

Resumo


Este texto é uma apresentação reflexiva sobre uma ação ocorrida – um estudo teórico em nível de pós-graduação – e que versa sobre a educação infantil dentro do contexto histórico-social no Brasil, transcrevendo como ocorreu sua evolução e como esta etapa da educação básica se consolidou no país. O problema de investigação deste artigo é: como se tem dado a passagem da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental diante dos desafios da contemporaneidade? A educação infantil é etapa base para a chegada da criança aos anos iniciais do ensino fundamental, e tem se colocado diante dos desafios da contemporaneidade: como cidadania, igualdade, diversidade e multiculturalismo. Esta discussão está inclusa nos temas transversais – parâmetros curriculares nacionais – PCNs. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e a técnica foi a pesquisa documental. Os principais resultados sugerem que os PCNs e a BNCC são ferramentas fundamentais para ajudar o professor a tratar os conteúdos da educação infantil, bem como na transição para o ensino fundamental.
Palavras-chave: A educação infantil, Anos iniciais do ensino fundamental, Temas transversais, Desafios na contemporaneidade

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Publicado
08/11/2021
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CAVALCANTE, Ana Lucy Martins; PAESE, Cláudia Regina. Educação Infantil e Ensino Fundamental: Desafios na Contemporaneidade. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1225-1239. ISSN 2447-8776.