A Produção de Material Didático para a Estimulação de Bebês Surdos e Ouvintes: o Livro Sensorial

  • Vanessa Cristina Alves SME-Cuiabá

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar a produção de material didático para a estimulação precoce de bebês surdos e/ou ouvintes para aquisição de linguagem e da Libras/ Português por meio de um livro sensorial. O Livro Sensorial foi elaborado para bebês a partir de 4 meses até 2 anos com o intuito de proporcionar estímulos cognitivos, sensoriais, motores e sociais por meio de recursos e materiais simples e de baixo custo que favorecerão o desenvolvimento global na primeira infância, além de aguçar a percepção visual, tátil e também auditiva para bebês ouvintes. Para a confecção do livro sensorial fundamentado em dados científicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados, artigos e teses. As atividades foram divididas em três fases inicial, intermediária e avançada com objetivo e também sugestão de avaliação ao final. Reconhecendo as dificuldades para encontrar referências bibliográficas direcionadas ao desenvolvimento de materiais para bebês, independentes de suas especificidades, evidencia-se a importância da elaboração de materiais simples e com custo acessível para estimulação precoce na primeira infância objetivando estimular a aquisição da linguagem e da língua de sinais brasileira-Libras de forma lúdica e natural considerando a diversidade cultural, social e educacional dos bebês.

Palavras-chave: Livro Sensorial e estimulação precoce, Aquisição de Linguagem e de Língua, Libras e Português, Bebês Surdos e Ouvintes

Referências

Amorim, Katia de Souza. Linguagem, comunicação e significação em bebês. Ribeirão Preto, 2012.215p. il. 30cm. Tese (Livre-docência) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 de set.2020

MEC; SEESP. Diretrizes educacionais sobre estimulação precoce: o portador de necessidades educativas especiais / Secretaria de Educação Especial - Brasília,1995. Disponível em: [link] Acesso em: 11 de set.2020

Munari, Bruno apud Ochoa, Maíra Felgueiras. Livros sensoriais e sinestésicos: experimentando a arte através dos cinco sentidos e da falta deles. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Artes Visuais. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Porto Alegre, dezembro de 2015. Disponível em: [link] Acesso em: 20 mar.2020

OLIVEIRA, Jucélia Brasil Gomes. A Estimulação Precoce: Reflexões Sobre O Atendimento às Crianças Surdas. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade ISSN 1982-3657. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10210/32/31.pdf Acesso em: 11 de set.2020

PETTENON, Nicolle; SIPLE, Ivanete Zuchi; MANDLER, Marnei Luis; COMIOTTO, Tatiana. Livro sensorial: uma proposta lúdica para o ensino de matemática na educação infantil. III COLBEDUCA - Colóquio Luso-brasileiro de Educação. Out. Florianópolis, SC, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: ago.2020

Pizzio, Aline Lemos; Quadros, Ronice Muller. Aquisição da Língua de Sinais. Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciatura em Letras-Libras na Modalidade a Distância. Florianópolis, 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 mar.2020

Pinto, Marcela Lais Allgayer. COMPREENDENDO AS LINGUAGENS DOS BEBÊS. Universidade FEEVALE. SIE XV Seminário de Educação. [s.n, s.d] Disponível em: [link]. Acesso em: 20 abr. 2020

Sapir, Edward (1929) in: Leite, Jan Edson Rodrigues. Fundamentos de Linguística - Unidade 1 (Linguagem, Língua e Linguística), pág. 217. Disponível em: https://grad.letras.ufmg.br/arquivos/monitoria/LEITE_2010.pdf Acesso em: 13 mai.2020

Saussure, Ferdinand (1916) in: Leite, Jan Edson Rodrigues. Fundamentos de Linguística - Unidade 1 (Linguagem, Língua e Linguística), pág. 217. Disponível em: https://grad.letras.ufmg.br/arquivos/monitoria/LEITE_2010.pdf Acesso em: 13 mai.2020

VYGOTSKY, Lev S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 jul.2020
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Vanessa Cristina. A Produção de Material Didático para a Estimulação de Bebês Surdos e Ouvintes: o Livro Sensorial. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1254-1265. ISSN 2447-8776.