A Importância da Educação Sexual como Instrumento de Orientação para a Identificação e Prevenção do Abuso Sexual Infantil

  • Karoline Vieira Sant’ana UFMT
  • Ana Luisa Alves Cordeiro UFMT

Resumo


Este Artigo tem como objetivo discutir sobre a Educação Sexual e sua possível contribuição na Educação Infantil. Trata de assuntos referentes a sexualidade, infância e os tabus que ainda cercam a temática. O desenvolvimento da sexualidade inicia-se precocemente, perdurando-se ao longo da vida, sendo o período escolar o de maior relevância para apresentar e esclarecer as dúvidas em relação a sexualidade. Deste modo, se o(a) futuro(a) professor(a) apropriar-se de conhecimentos teóricos e metodológicos para abordar o tema com as crianças, discutindo e orientando-as quanto a sexualidade, seu corpo e, principalmente, salientando que algumas partes da sua constituição física não podem e nem devem ser tocadas por outras pessoas, dentre outros aspectos que serão abordados durante o desenvolvimento deste Artigo. Metodologicamente, este artigo tem abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisa bibliográfica e documental porque faz a análise dos documentos Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e Parâmetro Comum Curricular (BRASIL, 1997), conforme as definições de Lüdeke e André (1986). Assim sendo, compreende-se que é fundamental discutirmos Educação Sexual com as crianças a fim de prepará-las desde muito pequenas para reconhecerem situações potencialmente de risco a sua integridade.

Palavras-chave: Educação Infantil, Abuso sexual infantil, Sexualidade, Educação Sexual

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetro Curricular Nacionais. Brasília, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEB, 2018.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Violência contra Crianças e Adolescentes: Análise de Cenários e Propostas de Políticas Públicas. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018.

DISQUE 100. Disponível em: <https://www.mdh.gov.br/informacao-ao-cidadao/disque-100-1>. Acesso em: 12 dez. 2019.

ELIAS, Rosane Joaquim. Violência Sexual Infantil: dificuldades e possibilidades no trabalho do professor. 2010. 58 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura no Curso de Pedagogia) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2010.

FREIRE, Suelen Batista. Abuso sexual infantil: sentimentos compartilhados por professores. 2016. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2016.

GODOY, Emerson André de. Sexualidade e currículo: a educação sexual no currículo oficial do Estado de São Paulo para ensino médio. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba, MS, Mato Grosso do Sul, 2014.

LOPES, Ana Catarina Alves. “Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro!” – Construção de um Programa de Prevenção Primária de Abuso Sexual para crianças em idade pré-escolar. 2017. 210 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco) – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 jun. 2021.

OUVIDORIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 dez. 2019.

PORTAL CORONAVÍRUS. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 17 ago. 2021.

PLATT, Vanessa Borges; GUEDERT, Jucélia Maria; COELHO, Elza Berger Salema. Violência Contra Crianças e Adolescentes: notificações e alerta em tempos de pandemia. São Paulo: Ed. Revista Paulista de Pediatria, v. 39, 2021.

RODRIGUES, Maria do Socorro. O lúdico como ferramenta para orientar a sexualidade na Educação Infantil. 2013. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia) – Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2013.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero patriarcado violência. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular; Fundação Perseu Abramo, 2015.

SANTOS, Cibelle Christine Ato; FUMAGALI, Ellen de Oliveira. Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil em tempos de Covid-19: A educação como forma de prevenção. Ciências Humana e Sociais, Aracaju, v. 6, n. 3. 2021.

SILVA, Eliane Maria da. Educação, memória e sexualidade: narrativas dos professores e profissionais de saúde sobre a educação sexual e a formação docente. 2013. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, 2013.

SOMA, S. M. P.; WILLIAMS, L. C. A. Livro infantil especializado como estratégia de prevenção do abuso sexual. São Paulo: Ed. Psicologia: Teoria e Prática, 21(1), 2019. p. 186-203.

SPAZIANI, Raquel Baptista; MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Guia de educação sexual para educadores(as): elaboração de um material didático sobre sexualidade infantil. Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores, 11. Congresso Nacional de formação de Professores, 1. 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6571-6577.

SPAZIANI, Raquel Baptista. Violência sexual infantil: compreensões de professoras sobre conceito e prevenção. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2012.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SANT’ANA, Karoline Vieira; CORDEIRO, Ana Luisa Alves. A Importância da Educação Sexual como Instrumento de Orientação para a Identificação e Prevenção do Abuso Sexual Infantil. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1266-1280. ISSN 2447-8776.