A Maquete da Cidade em Pesquisas de Representações Sociais com Crianças

  • Paula Figueiredo Poubel UFMT
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade UFMT

Resumo


Este trabalho apresenta um recorte da tese de doutoramento "A cidade das meninas e dos meninos: um estudo em representações sociais com crianças" e objetiva apresentar a técnica da produção da maquete da cidade, realizada com massa de modelar, como um recurso metodológico para pesquisas em representações sociais com crianças. Fundamenta-se teoricamente pela Teoria das Representações Sociais em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural, buscando assim a compreensão da construção do conhecimento social no desenvolvimento cultural de meninas e meninos e as formas de produção de dados em pesquisas com crianças. Diante disso, o estudo apresentada se orientou pela tradição de investigações do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/UFMT) ao considerar as crianças como coprodutoras da pesquisa na busca pela visibilidade científica dessas. A maquete da cidade de Cuiabá, produzida com massa de modelar, enquanto técnica demonstrou-se recurso profícuo para a manifestação das expressões infantis, considerando suas situações sociais de desenvolvimento, e compartilhamento de representações sociais.

Palavras-chave: Metodologias com crianças, Representações Sociais, Teoria Histórico-Cultural, Infâncias

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.

ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire. A infância como objeto de Representações e as crianças como sujeitos que elaboram novos sentidos sobre a realidade: sutilezas de um debate. In: E. M. Q. O. Chamon; P. A. Guareschi; P. H. F. Campos. Textos e debates em representações sociais. Porto Alegre: ABRAPSO. 2014.

ANDRADE, Daniela B.S. Freire et al. Cuiabá: A cidade “moderna” de suas crianças no centro-oeste brasileiro. Diferentes Geografías de la Infancia: experiencias y vivencias investigativas en Latinoamérica, p. 57.2018

ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire; DE SOUZA, Clarilza Prado; SEIDMANN, Susana. As crianças face a Continuidade e a Descontinuidade da mente: notas em Psicologia Social. Educação em Foco, 2019.

CUNHA, J. R.F. Representações sociais de crianças sobre Cuiabá antes e depois da Copa do mundo 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá, 2017.

DUVEEN, Gerard. Crianças enquanto atores sociais: as representações sociais em desenvolvimento. In: GUARESCHI, P. A. Textos em representações sociais. Pedrinho A. Guareschi, Sandra Jovchelovitch (orgs). 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

DUVEEN, Gerard; LLOYD, Barbara (Ed.). Social representations and the development of knowledge. Cambridge University Press, 1990.

DUVEEN, Gerard. A construção da alteridade. In: ARRUDA, Ángela, et al. Representando a alteridade. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

FERREIRA, Célia Márcia Do Nazareth. Representações sociais de “polícia”: vivências de crianças da educação infantil no complexo de São Carlos (Rio de Janeiro). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá: Rio de Janeiro, 2019.

LIMA, Mayumi Souza. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.

POUBEL, Paula Figueiredo. Representações sociais de Cuiabá: estudo com crianças em contexto de escolas particulares. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso: Cuiabá, 2016.

POUBEL, Paula Figueiredo. A cidade das meninas e dos meninos: um estudo em representações sociais com crianças Tese (doutorado) Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 215 f. Cuiabá, 2021.

SILVA, E.M.P. Representações socioespaciais da cidade de Cuiabá segundo crianças. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. Teoría de las emociones: estudio histórico-psicológico. Ediciones Akal, 2004.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. Apresentação e comentários de A. L. Smolka. Tradução de Z. Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

VYGOTSKI, L. S.. Obras Escogidas III. Madrid: Visor. (Original publicado em 1931), 2013.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Sete aulas de LS Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Org.[e tradução] Zoia Prestes, Elizabeth Tunes, 2018.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
POUBEL, Paula Figueiredo; ANDRADE, Daniela Barros da Silva Freire. A Maquete da Cidade em Pesquisas de Representações Sociais com Crianças. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1281-1292. ISSN 2447-8776.