Percebendo as Emoções das Crianças através do Ensino Remoto

  • Angelita Santa Rosa Baldani UNIVATES
  • Rudimaria dos Santos UNIVATES
  • Jacqueline Silva da Silva UNIVATES

Resumo


Com a pandemia instaurada pelo COVID-19, as escolas buscaram estratégias de ensino diversas para continuar oferecendo acesso aos conhecimentos, que antes eram ofertados no ambiente escolar presencialmente. Na Educação Infantil esta experiência foi desafiadora, por se tratar de crianças tão pequenas. Este trabalho apresenta uma análise de como foi trabalhado as emoções a partir da experiência vivenciada por uma professora da Educação Infantil, que atuava com crianças de 4 anos, na Escola Municipal de Educação Infantil Vinícius de Moraes, na cidade de Ourinhos – SP. Que durante o ensino remoto recebeu algumas queixas das famílias em relação ao novo formato de ensino e como estavam as emoções das crianças. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com entrevista com a professora e observações do seu planejamento, da sala virtual no Google Sala de Aula, das atividades impressas, do grupo de WhatsApp da turma e da aula síncrona pelo Meet. Com esta pesquisa foi possível observar as estratégias desenvolvidas para trabalhar com as emoções das crianças. Mesmo com todas dificuldades enfrentadas devido ao distanciamento social, foi possível oferecer, com auxílio dos recursos tecnológicos, empenho da professora e a ajuda da família, uma interação com as crianças para ajuda-las entender suas emoções.

Palavras-chave: Educação Infantil, Emoções, Ensino remoto

Referências

AGCA, R. K. The effects of navigation structures based upon learning styles on the success of the student in hypermedia environments, unpublished master's thesis, Gazi University Institute of Education Sciences: Ankara, 2006.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Série Pesquisa em Educação, Brasília: Líber Livro Editora, v. 3, 2004

BRASIL/MEC. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

________, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BNCC/2017. Brasília. DF, 2017.

SILVA, Eulina de Almeida da. Os Significados das Emoções na Educação das Crianças. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 09. Ano 02, Vol. 02. pp 88-110, dezembro de 2017. ISSN:2448-0959. Link de Acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/emocoes-na-educacao

MARIN, Ângela et al. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19: crianças na pandemia COVID-19. Rio de Janeiro: Fiocruz/CEPEDES, 2020. 20 p. Cartilha.

Martins, Maria da Conceição; Melo, Jorge Manuel. Emoção…emoções… que implicações para a saúde e qualidade de vida? Millenium RE - Número 34 - Abril de 2008.

CATARREIRA, Cátia Sofia Sá Rato. AS EMOÇÕES DAS CRIANÇAS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. Dissertação (Mestrado) – Instituto Politécnico de Portalegre. Portalegre, janeiro de 2015.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BALDANI, Angelita Santa Rosa; SANTOS, Rudimaria dos; SILVA, Jacqueline Silva da. Percebendo as Emoções das Crianças através do Ensino Remoto. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1384-1395. ISSN 2447-8776.