Projeto Político Pedagógico: um Instrumento que Reflete a Proposta Educacional da Instituição de Ensino

  • Larissa Madalena da Silva Pinheiro UFMT
  • Ana Luisa Alves Cordeiro UFMT
  • Patrícia Simone Nogueira UFMT

Resumo


O Projeto Político Pedagógico é um documento que reflete a proposta pedagógica da escola pública, o qual deve ser construído coletivamente e vivenciado em todos os momentos da instituição. O objetivo desse artigo é analisar como tem sido trabalhada a questão do projeto político pedagógico no meio escolar pelas variadas pesquisas, e de que maneira esse mecanismo de participação coletiva tem garantido a efetivação da gestão democrática no ambiente escolar. O aporte teórico utiliza-se de referências que discutem educação, mecanismo de participação coletiva, projeto político pedagógico e gestão democrática. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a abordagem qualitativa, a partir de pesquisas bibliográfica e documental em livros, artigos, teses, dissertações e legislações. Assim consideramos que a gestão democrática por meio do projeto político pedagógico tem sido um significativo instrumento para a garantia da participação coletiva, contudo, ressaltamos que o PPP não deve ser elaborado apenas para cumprir exigências burocráticas, mas deve garantir a participação coletiva para se materializar a gestão democrática no ambiente escolar.

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico, Participação, Escola Pública, Gestão Democrática

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Publicado
08/11/2021
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PINHEIRO, Larissa Madalena da Silva; CORDEIRO, Ana Luisa Alves; NOGUEIRA, Patrícia Simone. Projeto Político Pedagógico: um Instrumento que Reflete a Proposta Educacional da Instituição de Ensino. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1426-1439. ISSN 2447-8776.