Jogo de Tabuleiro para a Aprendizagem de História

  • Viviane Cavalcante Andrade IFMT
  • Juliano Batista dos Santos IFMT

Resumo


Buscando estratégias baseadas em práticas lúdicas, docentes têm cada vez mais utilizado jogos como recurso pedagógico para o ensino e a aprendizagem de história. Nesse sentido, o presente trabalho, que faz parte de uma pesquisa de mestrado, ainda em andamento, do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, tem o objetivo de apresentar o jogo de tabuleiro A Corrida do Ouro - O Jogo. O presente jogo tem como tema a atividade mineradora na América Portuguesa. Possui o formato de trilha, que os jogadores percorrerão realizando a faiscação para obterem pepitas de ouro. Dentre os procedimentos metodológicos para entendimento do que é jogo, da sua importância para o ensino de história e para a confecção do material pedagógico, empregamos pesquisas bibliográficas que demonstram a importância dos jogos para o ensino e a aprendizagem.

Palavras-chave: Jogo de Tabuleiro, A Corrida do Ouro O Jogo, Aprendizagem de História, Atividade Mineradora, América Portuguesa

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Publicado
08/11/2021
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ANDRADE, Viviane Cavalcante; SANTOS, Juliano Batista dos. Jogo de Tabuleiro para a Aprendizagem de História. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1440-1451. ISSN 2447-8776.