Jogo de Tabuleiro para a Aprendizagem de História
Resumo
Buscando estratégias baseadas em práticas lúdicas, docentes têm cada vez mais utilizado jogos como recurso pedagógico para o ensino e a aprendizagem de história. Nesse sentido, o presente trabalho, que faz parte de uma pesquisa de mestrado, ainda em andamento, do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, tem o objetivo de apresentar o jogo de tabuleiro A Corrida do Ouro - O Jogo. O presente jogo tem como tema a atividade mineradora na América Portuguesa. Possui o formato de trilha, que os jogadores percorrerão realizando a faiscação para obterem pepitas de ouro. Dentre os procedimentos metodológicos para entendimento do que é jogo, da sua importância para o ensino de história e para a confecção do material pedagógico, empregamos pesquisas bibliográficas que demonstram a importância dos jogos para o ensino e a aprendizagem.
Referências
ARAUJO, Rodrigo Cardoso Soares de. “Nunca foi tão divertido descascar batatas”: os jogos como possibilidade a ser explorada no ensino de história”. Revista História, histórias, Brasília, v. 7, n. 13, p. 78-94, jan./jun. 2019.
BOLLER, Sharon.; KAPP, Karl. Jogar para Aprender: tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem. Tradução: Sally Tilleli. São Paulo: DVS, 2018.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Tradução: Maria Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2017.
FORTUNA, Tânia Ramos. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, M. L. M.; DALLA ZEN, M. I. H. (org.) Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. Disponível em: https://brincarbrincando.pbworks.com/f/texto_sala_de_aula.pdf. Acesso em: 29 de julho de 2020.
GIACOMONI, Marcello Paniz. Construindo jogos para o Ensino de História In: GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. (org.). Jogos e ensino de história. Porto Alegre: UFRGS, 2018. cap. 6, p. 87-112.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução: João Paulo Monteiro. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.
JUCHEM, Henry; PEREIRA, Nilton Mullet. Sobre o uso de jogos no ensino de história. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte, v. 3, n. 7, p. 1-13, 2018.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005. cap. 1, p. 13-43.
MEINERZ, Carla Beatriz. Jogar com a História na sala de aula. In: GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. (org.). Jogos e ensino de história. Porto Alegre: UFRGS, 2018. cap. 5, p. 73-86.
PEREIRA, Nilton Mullet.; GIACOMONI, Marcello Paniz. Flertando com o Caos: os jogos no Ensino de História. In: GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mul