A Formação Cidadã e Profissional em um Curso Técnico de Edificações Integrado: um Diálogo Interdisciplinar entre Língua Portuguesa e Materiais de Construção

  • Sueli Correia Lemes Valezi IFMT
  • Marcos de Oliveira Valin Jr IFMT

Resumo


O atual PPC do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Nível Médio do IFMT – Campus Cuiabá apresenta-se predominantemente como um curso de formação técnica com nível médio e não de formação técnica integrada ao nível médio. Na contramão dessa concepção, surgiu a proposta de um trabalho interdisciplinar pela iniciativa dos docentes de Materiais de Construção e de Língua Portuguesa, cujos resultados são apresentados neste artigo, com vistas a contribuir com a discussão em torno da formação integral. Entendendo que é de responsabilidade dos técnicos buscar soluções que possam minimizar os problemas surgidos em torno das manutenções das edificações, foram desenvolvidas leituras e discussões entre os estudantes sobre esse tema, e a materialização dessas reflexões e propostas intervencionistas foi revelada em uma produção textual do gênero dissertação escolar, objeto de avaliação de ambas as disciplinas envolvidas. Após a realização do trabalho interdisciplinar, foi aplicado um questionário entre os estudantes, e os resultados revelaram que 74% deles consideraram que esse trabalho relacionou às 2 disciplinas, 47% que ele contribuiu com a formação do cidadão e 68% responderam que essas atividades interdisciplinares devem continuar sendo realizadas.

Palavras-chave: Produção textual, Ensino Médio Integrado, Interdisciplinaridade, Formação Integral

Referências

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14037: Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações — Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ANDRADE, Fabio Felippe de. O método de melhorias PDCA. Dissertação de Mestrado, Escola Politécnica da USP, São Paulo, 2003. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-04092003-150859/en.php. Acesso em 03/10/2021.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução CNE/CEB 6/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de setembro de 2012, Seção 1, p. 22.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cursos/curso?id=94. Acesso em 30 de setembro de 2021.

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de Linguagem, Textos e Discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC. 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2012.

IFMT - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. Projeto Pedagógico de Curso Curso Técnico Em Edificações Integrado ao Nível Médio - Modalidade Presencial - Resolução do CONSUP Nº 029 de 03 de março de 2016. Disponível em: [link]. Acesso em 30 de setembro de 2021.

IFMT - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. Portaria nº 364 de 04 de setembro de 2019. Disponível em: https://suap.ifmt.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/11496/. Acesso em 30 de setembro de 2021.

KUENZER, Acácia Z. (Org.). Ensino Médio: construindo uma Proposta para os que vivem do Trabalho. 5ª São Paulo: Cortez, 2007.

LIBÂNEO, José C.. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na Educação. In: Libâneo, José C.;Santos, Akiko. (Org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 1ed.Campinas (SP): Alínea, 2005, v. 1, p. 19-62.

PINI, Quase 50% das moradias do Minha Casa Minha Vida têm falhas de construção. Revista Construção e Mercado. PINI, 2017

SOARES, R. C. ; RIBEIRO, K. P. C. ; VALIN JR, M. O. ; ROCHA, A. F.. Verificação de manifestações patológicas em condomínios residenciais do programa “Minha Casa, Minha Vida” ocasionados por falta de manutenção preventiva da Baixada Cuiabana.1° Congresso Brasileiro de Patologia das Construções. CBPAT, 2014, Foz do Iguaçu, 2014.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
VALEZI, Sueli Correia Lemes; VALIN JR, Marcos de Oliveira. A Formação Cidadã e Profissional em um Curso Técnico de Edificações Integrado: um Diálogo Interdisciplinar entre Língua Portuguesa e Materiais de Construção. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1513-1527. ISSN 2447-8776.