Os Atores na Prestação de Serviços da Educação Especial: Revisão da Nova Política Nacional de Educação Especial Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida

  • Karolinne Santos de Aguiar Paz CER / APAE

Resumo


O presente artigo buscou apresentar quem são os profissionais que atuam diretamente na educação especial a cerca da nova Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida-PNEE 2020. Por meio de pesquisas bibliográficas e análises legislativas que convergiram e se fizeram base para a construção da nova política nacional de 2020, descreveu-se os principais atores que buscam a partir de suas formações e capacitações prestar suporte necessário aos alunados da educação especial. A equipe multidisciplinar trazendo essas é uma garantia a fim de promover melhor desenvolvimento global de estudantes multidisciplinariedades para os espaços escolares, ficando a responsabilidade dos sistemas de ensino melhor estruturar esses atendimentos. Uma reflexão quanto as legislações é a generalização frente ao atendimento, onde o assistencialismo é citado como forma de atendimento aos estudantes, o que pode generalizar a educação e descaracterizar a inclusão. A nova PNEE 2020 com apoio de outras legislações retrata quem são e como são as funções dessa equipe e por ser muito recente não foi possível apresentar mais detalhes a cerca de sua implementação no que tange aos atores multidisciplinares, devido a quase inexistência de publicações que ecoam sobre o tema.

Palavras-chave: Educação Especial, Política Nacional de Educação Especial Equitativa-PNEE, PNEE 2020

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Publicado
08/11/2021
PAZ, Karolinne Santos de Aguiar. Os Atores na Prestação de Serviços da Educação Especial: Revisão da Nova Política Nacional de Educação Especial Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1528-1539. ISSN 2447-8776.