Políticas Curriculares de Educação Física, Concepções e Conceitos: uma Análise dos Artigos Produzidos de 2017 a 2020

  • Jorge Eto UNIVAG / UFMT
  • Jaqueline Mendes da Silva IFMT
  • Veronica Ramos de Assis Rocha SEDUC

Resumo


Pretendeu-se com o estudo analisar as produções de três anos na base de dados da Capes que versam sobre políticas de currículo. A pesquisa caracteriza-se com viés bibliográfico e trata-se de uma revisão integrativa. Foram selecionados 9 artigos publicados em revistas com Qualis A1, A2, B1 dos últimos três anos. Foi possível, pelas análises, identificar que os trabalhos sobre políticas curriculares versam sobre os seguintes temas: BNCC, o Plano Nacional de Educação, Medida Provisória nº 746, sobre vinte anos das políticas nacionais em Educação Física, a terceirização da Educação Física e o predomínio epistemológico da Psicologia numa proposta curricular de Educação Física. Os artigos têm as vertentes críticas e pós-críticas no tocante as teorias curriculares.

Palavras-chave: Currículo, Políticas de currículo, Educação Física

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Publicado
08/11/2021
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ETO, Jorge; SILVA, Jaqueline Mendes da; ROCHA, Veronica Ramos de Assis. Políticas Curriculares de Educação Física, Concepções e Conceitos: uma Análise dos Artigos Produzidos de 2017 a 2020. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1540-1554. ISSN 2447-8776.