A Concepção de Educação Física nos Documentos Curriculares e o Planejamento Escolar para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Cristiane Mendes Cardoso UNEMAT
  • Francisca Franciely Veloso de Almeida UFMT

Resumo


O estudo aborda a educação física nos documentos curriculares a partir da base nacional comum curricular (BNCC) e relação com o Projeto Político Pedagógico (PPP), com ênfase na proposta voltada para os anos iniciais do ensino fundamental. Tem como objetivo compreender a concepção de educação física apresentada na proposta pedagógica para anos iniciais do ensino fundamental a partir dos documentos curriculares e o PPP de duas escolas públicas da cidade de Diamantino-MT. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa, através de um estudo bibliográfico documental. Os instrumentos de análises foram os documentos curriculares: BNCC, DRCEMT e o PPP das escolas pesquisadas. As categorias apresentam-se em dois eixos: objetivos gerais e avaliação; e competências/habilidades e os conteúdos. Apesar da falta de atuação de um PPP, foi identificado uma coerência parcial com os documentos curriculares e uma concepção de educação física enquanto linguagem que aborda a cultura corporal. Há necessidade de mais estudos que abordem a prática pedagógica da educação física nesse nível de ensino, buscando o reconhecimento do papel do professor no planejamento escolar e as concepções de formação nesses documentos.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular, Projeto Político Pedagógico, Educação Física

Referências

ALMEIDA, Francisca Franciely Veloso; MOREIRA, Evando Carlos. Planejamento dos professores de educação física: o plano de aula em questão.In: SEMIEDU, 2013. Anais...Cuiabá, MT, 2013.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.

_______. Ministério da Educação Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC, 2018.

COLETIVOS DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FREITAS. Luiz Carlos de. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2013.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MOREIRA, Evando Carlos. (Org). A educação física na rede municipal de ensino de Cuiabá: uma proposta em construção coletiva. Cuiabá: EdUFMT. 2012.

MOREIRA, Evando Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov; LOPES, Tamires Campos. Considerações, Reflexões e Proposições para a Educação Física na Educação Infantil e Séries iniciais do ensino fundamental. In: MOREIRA, Evando Carlos; NISTA-PICCOLO Vilma. O que e como ensinar Educação Física na escola. 1° ed Jundiaí, SP: Fontoura. 2009, p.109-150.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 02 Mai de 2021.

NEIRA. Marcos Garcia. Educação Física: desenvolvendo competências. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2006.

NEIRA, Marcos Garcia e NUNES, Mário Luiz Ferrari. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte.2006.

SILVA, Elaine Cristina; MOREIRA, Evando Carlos. Planejando o trabalho docente. Desafios da Educação Física Escolar: temática da formação em serviços no ProEF.

VASCOCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógicos. 10° edição. São Paulo: Libertad, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I. P. A (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CARDOSO, Cristiane Mendes; ALMEIDA, Francisca Franciely Veloso de. A Concepção de Educação Física nos Documentos Curriculares e o Planejamento Escolar para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1555-1568. ISSN 2447-8776.