Currículo, Tecnologias Digitais de Rede e Formação Inicial de Professores: Imbricações

  • Ana Claudia Pereira Rubio UFMT
  • Ozerina Victor de Oliveira UFMT

Resumo


Considerando o contexto atual, em que as condições impostas pela pandemia do Covid -19 interpelam o campo educacional, o desenvolvimento de pesquisas em torno das Tecnologias Digitais de Rede, Currículo e Formação de professores tornam-se vital. Enveredando pela questão, realizamos pesquisa bibliográfica sobre tecnologia digital de rede, currículo e formação inicial de professores, com intuito de identificar e problematizar as discussões abordadas nas pesquisas desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. O levantamento Bibliográfico ocorreu na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), de modo a recuperar, entre estas publicações, aquelas que abordavam a temática em questão, a partir dos seguintes descritores: "currículo", "tecnologia digital de rede" e "licenciatura". A partir da análise, concluímos que pensar a formação docente na cultura digital significa pensá-la para além de um conjunto de procedimentos técnicos e metódicos de transmissão de conhecimentos estanques, mas como um compromisso com a sociedade a partir de sua finalidade de contribuir para a formação consciente e crítica do cidadão e do profissional que atua e interage no contexto social. Assim como considerar as TDR no contexto educacional para além de instrumento, mas como prática social.
Palavras-chave: Currículo, Tecnologias Digitais de Rede, Formação inicial de professores, Levantamento bibliográfico

Referências

BERNANRDO, Julio Cesar Oliveira. Leitura em dispositivos móveis digitais na formação inicial de professores. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.

BUZATO, M.E.K.. Inclusão digital como invenção do cotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, mai./ago. 2008.

CANEN, Ana Canen; OLIVEIRA, Angela M. A. de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, n. 2, set./dez, 2002.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

______. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

_____. A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org.). Sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Lisboa: Casa da moeda, 2005. Disponível em: http//biblio.ual.pt/downloads/REDE.pdf. Acesso em: 5 jan. 2017.

CÔNSOLO, Angeles Treitero García. Formação de professores para a Era da Conexão Móvel: um estudo reflexivo sobre as práticas da cultura móvel e ubíqua. 2013. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

FARIA, Lodovico Ortlieb. De engenheiro a educador interdisciplinar: as TIC no curso de licenciatura em física do IFES a partir da formação, saberes e práticas de professores. 2015. 125 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

GABRIEL, M. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. Levantamento bibliográfico e pesquisa científica. In: Fundamentos de Epidemiologia. Barueri: Manole, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MEDINA, A.; DOMÍNGUEZ, C. La Formacíon del Profesorado en una Sociedad Tecnológica. Madrid: Cincel, 1989.

OLIVEIRA, Ozerina Victor de. O processo de produção da política de currículo em Ribeirão Cascalheira – MT (1969 a 2000): diferentes atores, contextos e arenas de uma luta cultural. 2006. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

PONTES, Evellyn Ládya Franco. Cultura digital na formação inicial de pedagogos. 2016. 286 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

RUBIO, Ana Claudia Pereira. Tecnologias Digitais de Rede, integração curricular e práticas culturais de professores do final do Ensino Fundamental. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2017.

SANTOS, Jocilene Barboza dos; RUBIO, Ana Claudia Pereira. Políticas de currículo e tecnologias digitais de rede. In: Caderno do VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. João Pessoa/PB, 2015. p. 3179 – 3192. (ISSN 18089097).

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

______. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

TOEBE, Iris Cristina Datsch. Políticas públicas para integração de tecnologias educacionais na formação inicial de professores. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2016.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
RUBIO, Ana Claudia Pereira; OLIVEIRA, Ozerina Victor de. Currículo, Tecnologias Digitais de Rede e Formação Inicial de Professores: Imbricações. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1569-1582. ISSN 2447-8776.