A Trajetória dos Alunos da Educação do Campo nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Resumo
Esta pesquisa nos traz a trajetória de participação nos ambientes virtuais de aprendizagem, mediante a implementação das aulas remotas, com o recorte nos alunos do ensino médio da educação do campo de uma escola em Nova Brasilândia, a cerca de 230 quilômetros da capital do estado de Mato Grosso. Com o intuito de analisar a integração ente currículo e as tecnologias digitais. A metodologia se constrói tendo como base o "ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe", sob a abordagem do brasileiro (MAINARDES, 2006), situando-se no rol de estudos qualitativos, tendo como fonte de dados documentos institucionais de onde interpretaremos os dados coletados e o contexto que os influenciou. Com este estudo, constatamos uma transformação na cultura digital dos protagonistas do currículo. Onde através de adequações nos campos curriculares formal e da prática, pode-se observar resultados estatísticos apresentados nos textos da escola, onde houve um aumento significativo, das participações nos ambientes virtuais de aprendizagem – AVA, em consonância com o material impresso, gerando assim maiores possibilidades interativas para a construção de um currículo como prática cultural.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na educação, formação de educadores e recursividade entre teoria e prática: trajetória do programa de pós-graduação em educação e currículo. Revista E-Curriculum, v.1, n.1, dez. - jul. 2005-2006. Disponível em: [link]. Acesso em 11 set. 2021.
ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de; RODRIGUES Marcela Pereira Mendes. Escolas do campo e infraestrutura: aspectos legais, precarização e fechamento. EDUR - Educação em Revista, v. 37, e234776, nov. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/s4jFSrDttW6fxPyHqysW3JF/?lang=pt. Acesso em 20 ago. 2021.
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagma (Orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Volume I. Tradução Roneide Venancio Majer. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
CASTRO, Simone Regina de. Live sobre volta às aulas. [S.1.]: Brasilândia Urgente. 20 jul.2020. 1 vídeo (2 hor:13min:31seg). [Live]. Disponível em: https://www.facebook.com/nburgente/videos/287649245646741 Acesso em: 01 out. 2020.
CASTRO, Simone Regina de. Retorno às aulas e à introdução das aulas remotas. [S.1.]: Assessoria Pedagógica de Nova Brasilândia e Planalto da Serra – MT. 10. jul.2020. 1 vídeo (06 min:12 seg). [Live]. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 out. 2020.
MACEDO, Elizabeth. Por uma política da diferença. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 128, p. 327-356, maio/ago. 2006a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/MncMVSD5NZ86jYmvyvmxVYt/?lang=pt. Acesso em 20 ago. 2020.
MACEDO, Elizabeth. Currículo: Política, Cultura e Poder. Currículo sem Fronteiras, v.6, n.2, p. 98-113, jul/dez 2006b. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss2articles/macedo.pdf. Acesso em 07 ago. 2020.
MATO GROSSO. Decreto nº 406, de 16 de março de 2020. Prorroga a situação de emergência no âmbito do hospital metropolitano de Várzea Grande, hospitais regionais de Sorriso, Alta Floresta, Colíder, Rondonópolis, Cáceres e Sinop, do Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, Superintendência de Assistência Farmacêutica - SAF, MT Hemocentro, Cridac, Cermac, Lacen e Superintendência de Obras da SES/MT e Declara situação de emergência no âmbito do nível central administrativo da Secretaria Estadual de Saúde. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 16 mar. 2020.
MATO GROSSO. Decreto nº 432, de 31 de março de 2020. Consolida, estabelece e fixa critérios para aplicação de medidas não farmacológicas excepcionais, de caráter temporário, restritivas à circulação e às atividades privadas, para a prevenção dos riscos de disseminação do coronavírus em todo o território de Mato Grosso. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 31 mar. 2020.
MATO GROSSO. Decreto nº 723, de 24 de novembro de 2020. Dispõe sobre processo de matrículas e de formação de turmas na Educação Básica, nas Unidades Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 25 nov. 2020.
MATO GROSSO. Decreto nº 510, de 03 de junho de 2020. Dispõe sobre a manutenção da suspensão das aulas presenciais no âmbito da rede pública de ensino, em decorrência da pandemia causada pelo agente novo coronavírus – COVID-19, e dá outras providências. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 03 jun. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da educação no campo. Brasília, 2007. 44p. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 ago. 2021,
MATO GROSSO. Portaria nº 684/2020/GT/SEDUC/MT, de 03 de dezembro de 2020. Dispõe sobre fluxo, critérios e prazos para processo de criação e disponibilização das matrizes curriculares dos cursos da Educação Básica, bem como define critérios para composição de turmas das Unidades Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 03 dez. 2020.
MATO GROSSO. Portaria nº 780/2019/GS/SEDUC/MT, de 25 de novembro de 2019. Dispõe sobre a composição de turmas, nas unidades escolares da educação básica do Estado de Mato Grosso. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 28 nov. 2019.
MATO GROSSO. Resolução nº 003/2020/CEE/MT, de 19 de junho de 2020. Dispõe sobre as Normas de Reorganização do Calendário para o Ano Letivo de 2020, a serem adotadas pelas instituições pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 19 jun. 2020.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Secretaria Adjunta de Gestão Educacional. Plano Pedagógico Estratégico de Atendimento Escolar. Cuiabá, MT, jun. 2020. 56p.
RAGONI, Victor Ferreira. Reflexões e percepções sobre a mobilidade e ubiquidade das tecnologias digitais em um contexto caótico. REBECEM – Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 04, n. 03, p. 401-413, ago. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 07 ago. 2021.