A Trajetória dos Alunos da Educação do Campo nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

  • Simone Regina de Castro UFMT

Resumo


Esta pesquisa nos traz a trajetória de participação nos ambientes virtuais de aprendizagem, mediante a implementação das aulas remotas, com o recorte nos alunos do ensino médio da educação do campo de uma escola em Nova Brasilândia, a cerca de 230 quilômetros da capital do estado de Mato Grosso. Com o intuito de analisar a integração ente currículo e as tecnologias digitais. A metodologia se constrói tendo como base o "ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe", sob a abordagem do brasileiro (MAINARDES, 2006), situando-se no rol de estudos qualitativos, tendo como fonte de dados documentos institucionais de onde interpretaremos os dados coletados e o contexto que os influenciou. Com este estudo, constatamos uma transformação na cultura digital dos protagonistas do currículo. Onde através de adequações nos campos curriculares formal e da prática, pode-se observar resultados estatísticos apresentados nos textos da escola, onde houve um aumento significativo, das participações nos ambientes virtuais de aprendizagem – AVA, em consonância com o material impresso, gerando assim maiores possibilidades interativas para a construção de um currículo como prática cultural.

Palavras-chave: Educação do Campo, Currículo, Tecnologias Digitais, Ciclo de Políticas, Ensino Emergencial

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Publicado
08/11/2021
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CASTRO, Simone Regina de. A Trajetória dos Alunos da Educação do Campo nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1595-1606. ISSN 2447-8776.