Leitura e Escrita nos Anos Iniciais: um Estudo de Revisão Bibliográfica entre (2010-2020)

  • Marlene Neris de Almeida UFMT
  • Sueli de Oliveira Britto Ribeiro UFMT
  • Geniana dos Santos UFMT

Resumo


A presente pesquisa discute a significação de leitura e escrita no contexto dos anos iniciais. Objetiva caracterizar e refletir essa relação nos estudos que abordam os anos iniciais do Ensino Fundamental, caracterizando o campo discursivo sobre a temática e também buscando entrever as práticas desenvolvidas pelos docentes em construções curriculares em sala de aula. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico com recorte temporal entre (2010–2020). Trata-se de uma pesquisa que se fundamenta nas produções teóricas do campo do currículo a partir de Lopes e Macedo (2011), Pinar (2016) e Santos (2019). Como resultado é possível apontar, de modo inicial, que as atividades de leitura e escrita são significadas por meio das demandas por alfabetização e letramento, sobretudo, é regulado pela ideia de proficiência e pelo ensino baseado em evidência. Os estudos evidenciam um trabalho textual desenvolvido pelos professores que ainda não consegue elevar a proficiência dos estudantes. De modo hegemônico, destacam teorias e perspectivas cognitivas para o ensino da linguagem, deixando a perspectiva dialógica e cultural em segundo plano.

Palavras-chave: Leitura, Escrita, Currículo, Anos Iniciais

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Publicado
08/11/2021
ALMEIDA, Marlene Neris de; RIBEIRO, Sueli de Oliveira Britto; SANTOS, Geniana dos. Leitura e Escrita nos Anos Iniciais: um Estudo de Revisão Bibliográfica entre (2010-2020). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1607-1620. ISSN 2447-8776.