Ciclos de Acompanhamento nas Escolas Plenas: Instrumentos de Gestão em Ação

  • Giseli Duardo Maciano Campos SEDUC-MT
  • Waleska Gonçalves de Lima UFMT / SEDUC-MT
  • Claudia Inês Dahmer SEDUC-MT

Resumo


A política educacional de implantação e implementação das escolas de Educação em Tempo Integral no Estado de Mato Grosso vem sendo discutida desde 2016. Neste sentido este artigo vem tratar das implicações do modelo pedagógico e de gestão proposto no Projeto Pedagógico da Escola Plena e transcrito para execução no Plano de Ação de cada escola, com ênfase nos instrumentos de gestão em ação. O modelo pedagógico e de gestão das unidades escolares é acompanhado bimestralmente por meio dos ciclos de acompanhamento, que se mostram como espaços de alinhamento e de avaliação do processo, com instrumentos produzidos no tripé Seduc/Consultoria e conduzidos pela equipe de implantação da Seduc no decorrer do ano de 2017, dando continuidade nos trabalhos até o ano corrente. Os ciclos de acompanhamento são constituídos de dados que foram base desta pesquisa qualitativa, com objetivos descritos e análise documental, refletindo a questão: como as orientações e instrumentos produzidos na parceria Seduc/Consultoria são trabalhados nas escolas? Os achados dialogam com os principais pontos positivos e de atenção dos projetos, considerando as prioridades estabelecidas no plano de ação. Para trabalhos futuros intenciona-se a elaboração de um relatório descritivo de gestão, de modo a publicizar a política em tela.
Palavras-chave: Escola Plena, Tempo Integral, Ciclo de Acompanhamento

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Publicado
08/11/2021
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CAMPOS, Giseli Duardo Maciano; LIMA, Waleska Gonçalves de; DAHMER, Claudia Inês. Ciclos de Acompanhamento nas Escolas Plenas: Instrumentos de Gestão em Ação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1636-1650. ISSN 2447-8776.