Ciclos de Acompanhamento nas Escolas Plenas: Instrumentos de Gestão em Ação
Resumo
A política educacional de implantação e implementação das escolas de Educação em Tempo Integral no Estado de Mato Grosso vem sendo discutida desde 2016. Neste sentido este artigo vem tratar das implicações do modelo pedagógico e de gestão proposto no Projeto Pedagógico da Escola Plena e transcrito para execução no Plano de Ação de cada escola, com ênfase nos instrumentos de gestão em ação. O modelo pedagógico e de gestão das unidades escolares é acompanhado bimestralmente por meio dos ciclos de acompanhamento, que se mostram como espaços de alinhamento e de avaliação do processo, com instrumentos produzidos no tripé Seduc/Consultoria e conduzidos pela equipe de implantação da Seduc no decorrer do ano de 2017, dando continuidade nos trabalhos até o ano corrente. Os ciclos de acompanhamento são constituídos de dados que foram base desta pesquisa qualitativa, com objetivos descritos e análise documental, refletindo a questão: como as orientações e instrumentos produzidos na parceria Seduc/Consultoria são trabalhados nas escolas? Os achados dialogam com os principais pontos positivos e de atenção dos projetos, considerando as prioridades estabelecidas no plano de ação. Para trabalhos futuros intenciona-se a elaboração de um relatório descritivo de gestão, de modo a publicizar a política em tela.
Palavras-chave:
Escola Plena, Tempo Integral, Ciclo de Acompanhamento
Referências
BRASIL. Portaria nº 1.145, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral.
BRASIL. Portaria nº 727. Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI. Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Portaria nº 1.023, de 04 de outubro de 2018. Institui avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI e seleção de novas unidades escolares para o Programa.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Pedagogia da Presença; da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 1997.
DELORS, J. Educação: Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília. DF. MEC. UNESCO, 1988.
Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, Caderno Tecnologia de Gestão Educacional; 2015.
LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: Uma questão paradigmática. 12ª Ed. Editora Vozes, 2017.
MATO GROSSO. Portaria nº. 035/2016/GS/SEDUC/MT. CUIABÁ, MT: Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, 2016.
MATO GROSSO. Lei nº 10.622. Institui o Projeto Escola Plena. CUIABÁ, MT: Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, 2017.
MATO GROSSO. Projeto Pedagógico de Educação em Tempo Integral: Escola Plena, CUIABÁ, MT: Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, 2019.
MATO GROSSO. Relatório Escolar: Ciclo de acompanhamento. CUIABÁ, MT: Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, 2021.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. 4º ed. Cortez Editora, 2016.
PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar, Educador ou gerente? 1ª ed. Cortez Editora, 2015.
BRASIL. Portaria nº 727. Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI. Ministério da Educação, 2017.
BRASIL. Portaria nº 1.023, de 04 de outubro de 2018. Institui avaliação de impacto do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI e seleção de novas unidades escolares para o Programa.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Pedagogia da Presença; da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 1997.
DELORS, J. Educação: Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília. DF. MEC. UNESCO, 1988.
Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, Caderno Tecnologia de Gestão Educacional; 2015.
LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: Uma questão paradigmática. 12ª Ed. Editora Vozes, 2017.
MATO GROSSO. Portaria nº. 035/2016/GS/SEDUC/MT. CUIABÁ, MT: Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, 2016.
MATO GROSSO. Lei nº 10.622. Institui o Projeto Escola Plena. CUIABÁ, MT: Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, 2017.
MATO GROSSO. Projeto Pedagógico de Educação em Tempo Integral: Escola Plena, CUIABÁ, MT: Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, 2019.
MATO GROSSO. Relatório Escolar: Ciclo de acompanhamento. CUIABÁ, MT: Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, 2021.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da Escola Pública. 4º ed. Cortez Editora, 2016.
PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar, Educador ou gerente? 1ª ed. Cortez Editora, 2015.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
CAMPOS, Giseli Duardo Maciano; LIMA, Waleska Gonçalves de; DAHMER, Claudia Inês.
Ciclos de Acompanhamento nas Escolas Plenas: Instrumentos de Gestão em Ação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 1636-1650.
ISSN 2447-8776.