Escola Plena em Cuiabá: Práticas Pedagógicas Vocacionada ao Esporte na Escola Estadual Governador José Fragelli - Arena da Educação

  • Daril Domingos Motta SEDUC-MT
  • Edmárcio Neres da Silva SEDUC-MT
  • Eva Karoline Baroni SEDUC-MT
  • Marina Coelho Motta SEDUC-MT

Resumo


Este artigo faz uma breve descrição de modelos educacionais do Brasil. Visa relatar as vivências da escola plena EE Gov. José Fragelli com vocação ao esporte em Cuiabá-MT desenvolvidas nesses dois últimos anos em plena pandemia do covid19. Nosso objetivo é diferenciar os modelos educacionais presentes na escola pública na atualidade e mostrar o trabalho docente da escola. Para isso, utilizamos metodologia qualitativa com busca em livros pedagógicos e artigos científicos, mesclando com relato de estudo de caso, o que propicia a interação dos interlocutores dos componentes curriculares das ciências humanas, que além da base comum, também, ministram aulas da parte diversificada, com um modelo interdisciplinar com a prática esportiva oferecida. Como resultados finais vimos que durante a pandemia covid19 os profissionais tiveram que adaptarem-se com as tecnologias e, de forma muito rápida, adequarem-se a novas formas e modelos de aula.

Palavras-chave: Escola Plena, Arena Pantanal, Educação Pública, Práticas Pedagógicas

Referências

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande: Ed. UFMS; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

AMORIM, Hananiel de Souza. A implantação dos grupos escolares no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Saberes. Natal, v. 1, n.12, set. 2015, p. 208-224.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.

CANCIAN, Natália. Só 14% dos adultos brasileiros têm ensino superior, diz relatório da OCDE. Folha de São Paulo, São Paulo, 2016, Caderno de Educação. Disponível em: Acesso 28 mar. 2018.

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012a.

GIMENO SACRISTÃN, J. Poderes instáveis em educação Porto Alegre: Artmed, 1999.

MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova. A Reconstrução Educacional do Brasil. Ao Povo e ao Governo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 36. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo.

SAVIANI, Dermeval et al (Orgs.). O Legado Educacional do Século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2008.

SILVA, Bruno Adriano R. da. Animador sociocultural: Revista Iberoamericana, v. 2, n. 2, maio/set. 2008.

SOUZA, Rosa Fátima de.; FILHO, Luciano Mendes de Faria. A Contribuição dos Estudos sobre Grupos Escolares para a Renovação da História do Ensino Primário no Brasil. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

VIDAL, Diana Gonçalves. Tecendo História (e recriando memória) da Escola Primária e da Infância no Brasil: os Grupos Escolares em Foco. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893- 1971). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

DARIUS, R. P. P.; DARIUS, F. A. A educação pública no Brasil no século xx: considerações à luz da formação dos grupos escolares e do manifesto dos pioneiros da educação nova. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 20, n. 1, p. 32-41, jan./jun., 2018. e-ISSN: 2594-8385. DOI: 10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11248.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Programa Ensino Médio Inovador - Documento Orientador. 2011. Disponível em: [link]. Acessado em: 09/10/ 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Programa Ensino Médio Inovador - Documento Orientador. 2013. Disponível em: [link]. Acessado em: 19/10/2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Estudos e pesquisas. Informação econômica nº 20, Rio de Janeiro, 2010. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Ensino Médio Inovador. Brasília: MEC, 2009.

CASTRO, A. H. O professor e o mundo contemporâneo. Jornal O Diário Barretos, opinião aberta, 08 jul 2004.

DOWBOR, L. A reprodução Social. São Paulo: Vozes, 1998.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.
Publicado
08/11/2021
MOTTA, Daril Domingos; SILVA, Edmárcio Neres da; BARONI, Eva Karoline; MOTTA, Marina Coelho. Escola Plena em Cuiabá: Práticas Pedagógicas Vocacionada ao Esporte na Escola Estadual Governador José Fragelli - Arena da Educação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1651-1662. ISSN 2447-8776.