Escola Plena em Cuiabá: Práticas Pedagógicas Vocacionada ao Esporte na Escola Estadual Governador José Fragelli - Arena da Educação
Resumo
Este artigo faz uma breve descrição de modelos educacionais do Brasil. Visa relatar as vivências da escola plena EE Gov. José Fragelli com vocação ao esporte em Cuiabá-MT desenvolvidas nesses dois últimos anos em plena pandemia do covid19. Nosso objetivo é diferenciar os modelos educacionais presentes na escola pública na atualidade e mostrar o trabalho docente da escola. Para isso, utilizamos metodologia qualitativa com busca em livros pedagógicos e artigos científicos, mesclando com relato de estudo de caso, o que propicia a interação dos interlocutores dos componentes curriculares das ciências humanas, que além da base comum, também, ministram aulas da parte diversificada, com um modelo interdisciplinar com a prática esportiva oferecida. Como resultados finais vimos que durante a pandemia covid19 os profissionais tiveram que adaptarem-se com as tecnologias e, de forma muito rápida, adequarem-se a novas formas e modelos de aula.
Referências
AMORIM, Hananiel de Souza. A implantação dos grupos escolares no Brasil nas primeiras décadas do século XX. Saberes. Natal, v. 1, n.12, set. 2015, p. 208-224.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.
CANCIAN, Natália. Só 14% dos adultos brasileiros têm ensino superior, diz relatório da OCDE. Folha de São Paulo, São Paulo, 2016, Caderno de Educação. Disponível em: Acesso 28 mar. 2018.
FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012a.
GIMENO SACRISTÃN, J. Poderes instáveis em educação Porto Alegre: Artmed, 1999.
MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova. A Reconstrução Educacional do Brasil. Ao Povo e ao Governo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 36. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo.
SAVIANI, Dermeval et al (Orgs.). O Legado Educacional do Século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2008.
SILVA, Bruno Adriano R. da. Animador sociocultural: Revista Iberoamericana, v. 2, n. 2, maio/set. 2008.
SOUZA, Rosa Fátima de.; FILHO, Luciano Mendes de Faria. A Contribuição dos Estudos sobre Grupos Escolares para a Renovação da História do Ensino Primário no Brasil. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
VIDAL, Diana Gonçalves. Tecendo História (e recriando memória) da Escola Primária e da Infância no Brasil: os Grupos Escolares em Foco. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893- 1971). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
DARIUS, R. P. P.; DARIUS, F. A. A educação pública no Brasil no século xx: considerações à luz da formação dos grupos escolares e do manifesto dos pioneiros da educação nova. Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 20, n. 1, p. 32-41, jan./jun., 2018. e-ISSN: 2594-8385. DOI: 10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11248.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Programa Ensino Médio Inovador - Documento Orientador. 2011. Disponível em: [link]. Acessado em: 09/10/ 2019.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Programa Ensino Médio Inovador - Documento Orientador. 2013. Disponível em: [link]. Acessado em: 19/10/2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Estudos e pesquisas. Informação econômica nº 20, Rio de Janeiro, 2010. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica. Coordenação Geral de Ensino Médio. Ensino Médio Inovador. Brasília: MEC, 2009.
CASTRO, A. H. O professor e o mundo contemporâneo. Jornal O Diário Barretos, opinião aberta, 08 jul 2004.
DOWBOR, L. A reprodução Social. São Paulo: Vozes, 1998.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.