Experiências sobre a Docência no Ensino de Filosofia

  • Domingos Sávio Duarte Melo UFMT
  • Silas Borges Monteiro UFMT

Resumo


Este texto faz parte da pesquisa de mestrado defendida em 2017, "Possibilidades formativas no PIBID-UFMT: investigando práticas transcriadoras na formação do professor de filosofia". Visamos por meio da análise documental (relatórios anuais) e da pesquisa bibliográfica, indicar as interversões em sala de aula como umas das possibilidades que cooperam na formação dos bolsistas que participam do PIBID. Esse Programa visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores em nível superior para a Educação Básica, ao incentivar a formação através da integração entre a Educação Superior e a Educação Básica, uma relação entre teoria e prática defendida por Pimenta; Lima, Pimenta, Libânio, Gatti, Tardif e Gauthier. Na escola, e especialmente na sala de aula é possível sentir todas as contingências do fazer pedagógico: problemas de infraestruturas, frustação profissional, gestão e indisciplina em sala, conquistas e frustações, apoio e indiferença dos formadores, desafios na comunicação, e nas relações interpessoais. Eis aí o "choque cultural. Com Deleuze, percebemos que nesse espaço da sala de aula é impossível normatizar a dimensão humana e relacional do ensino, já que não há métodos para se ensinar e aprender, mas signos que mobilizam nosso pensar e agir de forma imprevisível.

Palavras-chave: PIBID, Ensino de filosofia, Teoria e prática, Signos, Docência

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel; PIMENTA, Selma Garrido. (orgs.). Estágios supervisionados na formação docente [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2015.

BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze Educador: sobre a pedagogia do conceito. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013, 2013 - Aprova as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/documentos-pibid. Acesso em set. 2015.

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS, 2013.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2.ed. Trad. Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006

DELEUZE, Gilles. O Abecedário de Gilles Deleuze, 2008. Disponível em: http://www.bibliotecanomade.com/2008/03/arquivo-para-download-o-abecedrio-de.html Acesso em 02 out. 2021.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DEWEY, John. Experiência e educação. Trad. de Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Ed. Nacional,1976.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

LISPECTOR, Clarice. Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres. (Livro digital) Rio de Janeiro: Ed. Rocco,1998.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma Mudança Educativa. Portugal: Porto, 1999

GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte,. v. 02, n. 03, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp Acesso em 3 out. 2021.

GATTI, Bernardete Angelina. A prática pedagógica como núcleo do processo de formação de professores. In: GATTI, Bernardete Angelina, et. al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp, 2013

GAUTHIER, Clermont et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid, 2009.

PIBID-FILOSOFIA - Relatório de atividade subprojeto PIBID -Filosofia. Cuiabá, 2010.

PIBID-FILOSOFIA - Relatório de atividade subprojeto PIBID -Filosofia. Cuiabá, 2011.

PIBID-FILOSOFIA - Relatório de atividade subprojeto PIBID -Filosofia. Cuiabá, 2012.

PIBID-FILOSOFIA - Relatório de atividade subprojeto PIBID -Filosofia. Cuiabá, 2013.

PIBID-FILOSOFIA - Relatório de atividade subprojeto PIBID -Filosofia. Cuiabá, 2015.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MELO, Domingos Sávio Duarte; MONTEIRO, Silas Borges. Experiências sobre a Docência no Ensino de Filosofia. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1730-1745. ISSN 2447-8776.