Experiências sobre a Docência no Ensino de Filosofia
Resumo
Este texto faz parte da pesquisa de mestrado defendida em 2017, "Possibilidades formativas no PIBID-UFMT: investigando práticas transcriadoras na formação do professor de filosofia". Visamos por meio da análise documental (relatórios anuais) e da pesquisa bibliográfica, indicar as interversões em sala de aula como umas das possibilidades que cooperam na formação dos bolsistas que participam do PIBID. Esse Programa visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores em nível superior para a Educação Básica, ao incentivar a formação através da integração entre a Educação Superior e a Educação Básica, uma relação entre teoria e prática defendida por Pimenta; Lima, Pimenta, Libânio, Gatti, Tardif e Gauthier. Na escola, e especialmente na sala de aula é possível sentir todas as contingências do fazer pedagógico: problemas de infraestruturas, frustação profissional, gestão e indisciplina em sala, conquistas e frustações, apoio e indiferença dos formadores, desafios na comunicação, e nas relações interpessoais. Eis aí o "choque cultural. Com Deleuze, percebemos que nesse espaço da sala de aula é impossível normatizar a dimensão humana e relacional do ensino, já que não há métodos para se ensinar e aprender, mas signos que mobilizam nosso pensar e agir de forma imprevisível.
Referências
BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze Educador: sobre a pedagogia do conceito. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013, 2013 - Aprova as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/documentos-pibid. Acesso em set. 2015.
CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS, 2013.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2.ed. Trad. Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006
DELEUZE, Gilles. O Abecedário de Gilles Deleuze, 2008. Disponível em: http://www.bibliotecanomade.com/2008/03/arquivo-para-download-o-abecedrio-de.html Acesso em 02 out. 2021.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
DEWEY, John. Experiência e educação. Trad. de Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Ed. Nacional,1976.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
LISPECTOR, Clarice. Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres. (Livro digital) Rio de Janeiro: Ed. Rocco,1998.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma Mudança Educativa. Portugal: Porto, 1999
GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte,. v. 02, n. 03, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp Acesso em 3 out. 2021.
GATTI, Bernardete Angelina. A prática pedagógica como núcleo do processo de formação de professores. In: GATTI, Bernardete Angelina, et. al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp, 2013
GAUTHIER, Clermont et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid, 2009.
PIBID-FILOSOFIA - Relatório de atividade subprojeto PIBID -Filosofia. Cuiabá, 2010.
PIBID-FILOSOFIA - Relatório de atividade subprojeto PIBID -Filosofia. Cuiabá, 2011.
PIBID-FILOSOFIA - Relatório de atividade subprojeto PIBID -Filosofia. Cuiabá, 2012.
PIBID-FILOSOFIA - Relatório de atividade subprojeto PIBID -Filosofia. Cuiabá, 2013.
PIBID-FILOSOFIA - Relatório de atividade subprojeto PIBID -Filosofia. Cuiabá, 2015.