Uma Proposta de Formação de Professores sobre o Enriquecimento de Atividades Gramaticais de Língua Inglesa com Preceitos de Pensamento Computacional

  • Thais Mazotti Lins Unioeste
  • Clodis Boscarioli Unioeste

Resumo


Aprender a língua inglesa é um desafio para muitos, sendo assim, é essencial fornecer diferentes recursos para que os professores a ensinem. O Pensamento Computacional é uma ferramenta que pode ser utilizada para enriquecer atividades e refletir positivamente no ensino e aprendizado desse idioma. Para difundir tais potencialidades a professores de inglês, apresentamos neste artigo uma proposta de formação. Como procedimento metodológico um formulário de pesquisa foi respondido por professores de língua inglesa para descobrir conteúdos gramaticais os alunos possuem maior dificuldade de aprender no Ensino Fundamental II. Com base nessas respostas, um e-book com atividades de gramática à luz do Pensamento Computacional foi criado e utilizado nas atividades desenvolvidas na formação, na qual, uma introdução ao Pensamento Computacional foi fornecida, as atividades já planejadas foram analisadas, novas atividades foram criadas e aplicadas pelos participantes com seus estudantes, e reflexões e experiências foram compartilhadas.

Palavras-chave: Formação de professores, Pensamento Computacional, Ensino de Língua Inglesa

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Publicado
08/11/2021
LINS, Thais Mazotti; BOSCARIOLI, Clodis. Uma Proposta de Formação de Professores sobre o Enriquecimento de Atividades Gramaticais de Língua Inglesa com Preceitos de Pensamento Computacional. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1813-1825. ISSN 2447-8776.