Formação de Professores: entre Influências e Vozes Docentes

  • Laurina Tavares de Farias UFMT

Resumo


O presente estudo tem como objetivo abordar os paradigmas que as políticas neoliberais dos EUA têm utilizado para influenciar a formação de professores no Brasil, potencializando novas funções para o trabalho docente. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com pesquisa bibliográfica, coleta de dados por questionário aberto de dois professores líderes sindicais e análise de categorias: influências, formação de professores e suas vozes. Os resultados revelam que a formação de professores ao longo da historicidade, em diversos países, como Estados Unidos e Brasil, vem sofrendo reformas que, longe de concentrarem nos aspectos pedagógicos, repercutem em questões políticas e ideológicas e nos impactos econômico-sociais, para atender ao mercado e ideais neoliberais de formação dos trabalhadores educacionais.

Palavras-chave: Formação de Professores, Reformas, Políticas Educacionais, Sindicalização

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Publicado
08/11/2021
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FARIAS, Laurina Tavares de. Formação de Professores: entre Influências e Vozes Docentes. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1826-1840. ISSN 2447-8776.