As Contribuições do Centro de Equoterapia na Formação em Licenciatura em Pedagogia na UFMT
Resumo
Este artigo tem como finalidade refletir sobre as contribuições do Centro de Equoterapia na formação em licenciatura em Pedagogia na UFMT. A equoterapia é uma terapia, na qual dispõe-se do cavalo como agente facilitador de ganhos, ela tem uma abordagem interdisciplinar, nesse contexto, as pessoas atendidas são diagnosticadas com deficiências e/ou necessidades especiais. Consequentemente é necessário o desempenho de vários profissionais nessa terapia, sejam profissionais da saúde: médicos(as), fisioterapeutas, fonoaudiólogos(as), educadores(as) físicos(as); profissionais da área animal: médicos(as) veterinários(as), zootecnistas; profissionais da área das ciências humanas: psicólogos(as), terapeutas ocupacionais; e o(a) profissional que aqui será elucidado(a): Pedagogo(a). Dissertamos quanto ao desempenho do(a) pedagogo/a nesta área terapêutica, a falta de conhecimentos e pesquisas nesta esfera, e as contribuições do Centro de Equoterapia na formação em licenciatura em Pedagogia. Como metodologia de pesquisa escolhemos a qualitativa de cunho bibliográfico, coletando dados oferecidos sobre o tema nas plataformas de pesquisas. Entre os resultados adquiridos estão a autonomia, trabalho em equipe, tomadas de decisão, desempenho científico e atendimento ao público.
Referências
ANDE-BRASIL. Associação Nacional de Equoterapia. Princípios Éticos na Equoterapia. Brasília-DF, 2016.
ANDE-BRASIL. Associação Nacional de Equoterapia. Indicações e Contraindicações em Equoterapia. Brasília-DF, 2017.
ANDRADE, G.P.S.; CUNHA, M.M. A Importância da Equoterapia como Instrumento de Apoio no Processo de Ensino e Aprendizagem de Crianças Atendidas nesta Modalidade Terapêutica. Revista Eventos Pedagógicos, v.5, n.2 (11. ed.), número regular, p. 132 - 142, jun./jul. 2014.
BENTO, Janaina Lúcia Rodrigues. A Equoterapia na Educação: Desafios e Perspectivas para Inclusão Social. Cuiabá: UFMT, 2012.
BRAGAMONTE, Moises Correa; SANTO, Silvia M. Barreto. A atuação do pedagogo na equoterapia. Cachoeira do Sul: SIEDUCA, 2017.
CARDILIQUIO, Ana Paula Leite; MOTA, Júlia Cristina Feitoza. O Papel do Pedagogo na Equoterapia no Município de Ji-Paraná. In: VI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2018, Ji-Paraná/RO. Anais, Ji-Paraná/RO. UNIR, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 08 mar. 2020.
CARLOS, Laysa C. M.; DOMINGUES, Cristiane C. Pedagogia Aliada À Equoterapia: União Capaz De Produzir Conquistas No Processo De Aprendizagem. Perspectivasonline.com.br, v.5, n.12, 10 jun. 2015. Disponível em: [link]. Acesso em 24 ago. 2021.
FERREIRA, Eliziane de Souza; HABER, Silva. O Papel Do Pedagogo Na Equoterapia Com Crianças Com Necessidades Educacionais Especiais. Caderno Científico UNIFAGOC de Graduação e Pós-Graduação, v. 2, n. 1, 2017. Disponível em: https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/caderno/article/view/396/587. Acesso em 24 ago 2021.
GUARESCHI, Pedrinho A.; SILVA, Michele Reis da. Bullying: mais sério que se imagina. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Identidade da Pedagogia e Identidade do Pedagogo. In: BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino; CORDEIRO, Ana Paula. MILANEZ, Simone Ghedini Costa (org.). Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. Disponível em: [link]. Acesso em 02 jan. 2020.
MARCELINO, J.F.Q.; MELO, Z.M. Equoterapia: suas repercussões nas relações familiares da criança com atraso de desenvolvimento por prematuridade. Estudos Psicologia, 23 (3), p. 279-287, 2006.
RIBEIRO, Danyelle Cristina Costa. O Pedagogo na Equoterapia focando crianças com Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância (ECNPI - Paralisia Cerebral) /2013.84f. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, São Gonçalo/RJ, 2013.
RIBEIRO, Maria Lúcia dos Anjos; PIANTINO, Alessandro Campos. A Participação do Pedagogo na Equoterapia. Educação: Saberes e Prática, v. 5, n. 1 (2016). Disponível em: [link]. Acesso em 22 dez. 2019.
SOUZA, Carlos Alberto Loiola de. Educação, resiliência e equoterapia. Refas-Revista Fatec Zona Sul, v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 18 dez. 2019.
SPINK, J. Developmental riding therapy: a team approach to assessment and treatment. Texas: Therapy Skill Builders, 1993.
TÓRGO, Pietra Marques Mendes de Mesquita (et. al.). Equoterapia: possibilidades pedagógicas no espaço terapêutico e educacional. Porto Alegre: UFRGS, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/199227. Acesso em 10 jan. 2020.