As Contribuições do Centro de Equoterapia na Formação em Licenciatura em Pedagogia na UFMT

  • Letícia Andreza Lara UFMT
  • Ana Luisa Alves Cordeiro UFMT
  • Lisiane Pereira de Jesus UFMT

Resumo


Este artigo tem como finalidade refletir sobre as contribuições do Centro de Equoterapia na formação em licenciatura em Pedagogia na UFMT. A equoterapia é uma terapia, na qual dispõe-se do cavalo como agente facilitador de ganhos, ela tem uma abordagem interdisciplinar, nesse contexto, as pessoas atendidas são diagnosticadas com deficiências e/ou necessidades especiais. Consequentemente é necessário o desempenho de vários profissionais nessa terapia, sejam profissionais da saúde: médicos(as), fisioterapeutas, fonoaudiólogos(as), educadores(as) físicos(as); profissionais da área animal: médicos(as) veterinários(as), zootecnistas; profissionais da área das ciências humanas: psicólogos(as), terapeutas ocupacionais; e o(a) profissional que aqui será elucidado(a): Pedagogo(a). Dissertamos quanto ao desempenho do(a) pedagogo/a nesta área terapêutica, a falta de conhecimentos e pesquisas nesta esfera, e as contribuições do Centro de Equoterapia na formação em licenciatura em Pedagogia. Como metodologia de pesquisa escolhemos a qualitativa de cunho bibliográfico, coletando dados oferecidos sobre o tema nas plataformas de pesquisas. Entre os resultados adquiridos estão a autonomia, trabalho em equipe, tomadas de decisão, desempenho científico e atendimento ao público.

Palavras-chave: Equoterapia, Pedagogia, Formação inicial

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Publicado
08/11/2021
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LARA, Letícia Andreza; CORDEIRO, Ana Luisa Alves; JESUS, Lisiane Pereira de. As Contribuições do Centro de Equoterapia na Formação em Licenciatura em Pedagogia na UFMT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1853-1867. ISSN 2447-8776.