Formação e Interculturalidade – Possibilidades Investigativas
Resumo
Este artigo é um recorte inicial da pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação – Doutorado da UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO – UCDB, vinculada à linha de pesquisa: Diversidade Cultural e Educação Indígena. Propõe como objetivo geral: Como os egressos/professores do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, Campus Universitário Jane Vanini, de Cáceres/MT descrevem, traduzem, ressginificam, analisam e vivenciam a Interculturalidade na sua prática pedagógica. Para a construção do referencial teórico e discussão dessa temática buscamos em autores que contribuem com o assunto: Imbernón (2004), Diniz-Pereira (2006), Fleuri (2003, 2018), Candau (2012, 2016), Hall (1999), Walsh (. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva de Bauer (2004), Bogdan e Biklen (1994), Meyer e Paraíso (2012). Utilizo inicialmente como instrumentos para a produção de dados desta pesquisa: Análise Documental, Entrevista Escrita e Situações Problemas. Os colaboradores da pesquisa serão egressos do Curso de Formação de Professores em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso.
Referências
BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
BRACHT, V. Identidade e crise da Educação física: um enfoque epistemológico. In: BRACHT, V. e CRISÓRIO, R. (Cord.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003.
CAMARGO, R. D.; MONTEIRO, F. M. A. A Formação continuada em Mato Grosso: um olhar para as narrativas oficiais. Linhas Revistas Críticas, Brasília, DF, v. 2 6. 2020, p. 19-20. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/30545
CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, jan./abr. 2010.
CANDAU, V. M. Diferenças culturais, cotidia-no escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
COELHO, Fabio da Penha. A Aprendizagem dos Professores de Educação Física na Fase Inicial da Docência: conhecimentos e práticas. Cuiabá - MT: UFMT, 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2011.
DINIZ-PERIERA, J. E. Formação de professores. Pesquisas, representações e poder. (2ª edição) Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FLEURI, Reinaldo Matias. Desafios à educação intercultural no Brasil. Educação, Sociedade e Culturas, nº 16, p. 45-62. (2001).
FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Intercultural e Formação de Professores. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.
FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo, SP: 2004.
GASKELL, George. Entrevistas Individuais e Grupais. In: BAUER, M. W. & GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som. Um manual prático. 6ª Ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
GIMENO SACRISTÁN, J. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 1999.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura. Educação e Realidade, v. 22, n. 2, 1997.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
NÓVOA, A. (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
________. Professores: imagens do futuro presente. Relgráfica artes gráficas, Lisboa, 2009.
SACRISTÁN, J.G., GOMES, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4ed. ArtMed, 1998.
OLIVEIRA, R. C. e DAOLIO, J. (2011) Educação Intercultural e Educação Física Escolar: Possibilidades de Encontro. Revista Pensar a Prática, 2014 (2). https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/11348
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VENTURA, Paulo R. V. Ontologia e Práxis: a historicidade do ser social. In: O método dialético em Marx. Goiânia: 2009. 17-22 p. Texto apresentado no programa de Pós Graduação em Educação - strictu sensu - da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.
WALSH, C. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.