Formação e Interculturalidade – Possibilidades Investigativas

  • Fábio da Penha Coelho UCDB
  • Carlos Magno Naglis Vieira UCDB

Resumo


Este artigo é um recorte inicial da pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação – Doutorado da UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO – UCDB, vinculada à linha de pesquisa: Diversidade Cultural e Educação Indígena. Propõe como objetivo geral: Como os egressos/professores do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, Campus Universitário Jane Vanini, de Cáceres/MT descrevem, traduzem, ressginificam, analisam e vivenciam a Interculturalidade na sua prática pedagógica. Para a construção do referencial teórico e discussão dessa temática buscamos em autores que contribuem com o assunto: Imbernón (2004), Diniz-Pereira (2006), Fleuri (2003, 2018), Candau (2012, 2016), Hall (1999), Walsh (. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva de Bauer (2004), Bogdan e Biklen (1994), Meyer e Paraíso (2012). Utilizo inicialmente como instrumentos para a produção de dados desta pesquisa: Análise Documental, Entrevista Escrita e Situações Problemas. Os colaboradores da pesquisa serão egressos do Curso de Formação de Professores em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Palavras-chave: Formação, Currículo, Narrativas, Projetos Pedagógicos

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Publicado
08/11/2021
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COELHO, Fábio da Penha; VIEIRA, Carlos Magno Naglis. Formação e Interculturalidade – Possibilidades Investigativas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1882-1896. ISSN 2447-8776.