Gestão Escolar: Análise nas Escolas Públicas do Estado de Mato Grosso no Contexto da Pandemia de Covid-19

  • Marcelo de Souza Barros UFMT
  • Danieli Artuzi Pes Backes UFMT

Resumo


Os impactos da pandemia de COVID-19 na educação brasileira devido ao isolamento social, exigiu dos profissionais das escolas públicas uma adaptação para andamento das atividades. Com a nova realidade, o Ministério da Educação, através da portaria nº 343 de 17 de março de 2020, trouxe a normatização para o funcionamento das aulas não presenciais em todo o Brasil. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar a gestão escolar das escolas públicas do estado de Mato Grosso no contexto da pandemia de COVID-19. Os dados foram analisados de forma qualitativa com caráter exploratório, utilizando a técnica análise de conteúdo de forma indutiva. Assim, verificou-se de acordo com as entrevistas, que o modelo adequado de gestão é aquele baseado na gestão democrática, tendo o gestor um conjunto de habilidades humanas, técnicas, normativas e empreendedoras. Percebeu-se que no geral, os gestores de escolas públicas não são preparados adequadamente para o cargo, principalmente devido à pouca formação na área de gestão. Já na questão de aulas não presenciais, verifica-se que elas tiveram e estão tendo gargalos para serem implantadas de forma satisfatória principalmente pela falta de estrutura física, como internet e computadores de qualidade, tanto de alunos quanto de professores.
Palavras-chave: Gestão escolar na pandemia de COVID-19, Aulas não presenciais, Administração da educação

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Publicado
08/11/2021
BARROS, Marcelo de Souza; BACKES, Danieli Artuzi Pes. Gestão Escolar: Análise nas Escolas Públicas do Estado de Mato Grosso no Contexto da Pandemia de Covid-19. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1911-1925. ISSN 2447-8776.