Gestão Escolar: Análise nas Escolas Públicas do Estado de Mato Grosso no Contexto da Pandemia de Covid-19

  • Marcelo de Souza Barros UFMT
  • Danieli Artuzi Pes Backes UFMT

Resumo


Os impactos da pandemia de COVID-19 na educação brasileira devido ao isolamento social, exigiu dos profissionais das escolas públicas uma adaptação para andamento das atividades. Com a nova realidade, o Ministério da Educação, através da portaria nº 343 de 17 de março de 2020, trouxe a normatização para o funcionamento das aulas não presenciais em todo o Brasil. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar a gestão escolar das escolas públicas do estado de Mato Grosso no contexto da pandemia de COVID-19. Os dados foram analisados de forma qualitativa com caráter exploratório, utilizando a técnica análise de conteúdo de forma indutiva. Assim, verificou-se de acordo com as entrevistas, que o modelo adequado de gestão é aquele baseado na gestão democrática, tendo o gestor um conjunto de habilidades humanas, técnicas, normativas e empreendedoras. Percebeu-se que no geral, os gestores de escolas públicas não são preparados adequadamente para o cargo, principalmente devido à pouca formação na área de gestão. Já na questão de aulas não presenciais, verifica-se que elas tiveram e estão tendo gargalos para serem implantadas de forma satisfatória principalmente pela falta de estrutura física, como internet e computadores de qualidade, tanto de alunos quanto de professores.
Palavras-chave: Gestão escolar na pandemia de COVID-19, Aulas não presenciais, Administração da educação

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil – 1988.

______. Ministério da Educação. Caminhos para elaborar uma proposta de educação integral em jornada ampliada. Série Mais Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília – DF. 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

BARBOSA, A. M. et al. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev. Augustus | ISSN: 1981-1896 | Rio de Janeiro, v.25, n. 51, p. 255-280, jul./out. 2020.

CARDOSO, J. A. Pandemia e o regime especial de aulas não presenciais: analisando o modelo da secretaria de educação do estado de goiás – SEDUC. Rev. Aproximação – v. 02, n. 05, out/nov/dez 2020.

CHIAVENATO, l. Recursos humanos: edição compacta. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Sobre prestação de contas. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MACHADO, E. N. C. & FALSARELLA, A. M. Nova gestão pública, educação e gestão escolar. RPGE – Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 372-389, maio/ago., 2020. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13255> Aesso em: 17 de abril de 2021

MARINHO, I. da C. Administração Escolar no Brasil (1935-1968): um campo em construção. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São. 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 de fevereiro de 2021

MAYER, P. P. & CANOPF, L.; A correlação entre a administração geral e a administração escolar. Synergismus scyentifica UTFPR, Pato Branco, 03 (1). 2008.

PARO, V. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010

POMBO, A. A. da R. O que é ser empreendedor. Biblioteca Temática do Empreendedor do SEBRAE: DF. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 de setembro de 2021.

SANTOS, W. L. P. dos. et al. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Belo Horizonte: Rev. Ensaio, v.08, n.01, p.69-82. jan./jun. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/epec/v8n1/1983-2117-epec-8-01-00069.pdf> Acesso em: 13 de setembro de 2021
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BARROS, Marcelo de Souza; BACKES, Danieli Artuzi Pes. Gestão Escolar: Análise nas Escolas Públicas do Estado de Mato Grosso no Contexto da Pandemia de Covid-19. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1911-1925. ISSN 2447-8776.