Pesquisa Bibliográfica sobre o Processo de Desenvolvimento Profissional do Professor Alfabetizador sob o Olhar da Pesquisa Narrativa

  • Josemeire do Nascimento Ferreira UFMT
  • Filomena Maria de Arruda Monteiro UFMT

Resumo


Este texto visa apresentar o resultado de uma pesquisa Bibliográfica realizada no Banco Digital de Teses e Dissertações – BDTD para conclusão da disciplina de Seminário Avançado I, do Mestrado em Educação do PPGE/UFMT. A pesquisa bibliográfica teve como norte os seguintes descritores: desenvolvimento profissional, pesquisa narrativa e professor alfabetizador. O objetivo da pesquisa, ao mapear produções acadêmicas em nível de mestrado e doutorado sobre a temática de professores alfabetizadores na trajetória do desenvolvimento profissional, era o de refletir sobre alguns termos que compõem o arcabouço teórico da formação de professores, bem como compreender como eles são encadeados nas produções acadêmicas. Termos estes que se aproximam do interesse das autoras deste texto. A pesquisa foi realizada entre os meses de maio a junho de 2021. A referida temática tem como referencial teórico o conceito de desenvolvimento profissional, saberes docentes e pesquisa narrativa. Diante da referida pesquisa foi possível perceber que ainda há grande possibilidade de investigação acerca dos descritores mencionados.

Palavras-chave: Pesquisa Bibliográfica, Desenvolvimento profissional, Professor alfabetizador, Pesquisa Narrativa

Referências

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. (link para as teses e dissertações pesquisadas) Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. de 2021.

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. (link para as teses e dissertações pesquisadas) Disponível em: [link]. Acesso em: 08 de jun. de 2021.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação. n. 8, p. 7-22, 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de jun. de 2021.

NEVES, Júlia Guimarães; AMORIM, Filipi Vieira; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. O conceito de formação na pesquisa (auto)biográfica: a complexidade como paradigma emergente e o método (auto)biográfico como síntese. Revista eletrônica de Educação, v.14, p. 1-17, jan/dez. 20201. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3129. Acesso em: 30 de jun. de 2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Josemeire do Nascimento; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Pesquisa Bibliográfica sobre o Processo de Desenvolvimento Profissional do Professor Alfabetizador sob o Olhar da Pesquisa Narrativa. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1926-1937. ISSN 2447-8776.