Relatos de Experiências de um Período de Aprendizagens: Educação Infantil e Propostas Pedagógicas em Meio a Pandemia
Resumo
Com a pandemia muitos professores se viram obrigados a se reinventar e se reconstruir a fim de ofertar às crianças a continuidade do acesso à educação. Diversos foram os fatores que influenciaram negativamente o processo de ensino e aprendizagem na vida das crianças. Nesse contexto, à Educação Infantil se apresentou um desafio ainda mais complexo, uma vez que possui aspectos que não condizem com o ensino remoto. Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca do fazer docente em meio à pandemia, numa busca de diálogo entre teoria e prática para sustentar a prática pedagógica que era compartilhada com as famílias das crianças atendidas pelo centro de educação infantil. Para isso, utilizamos como ferramenta de pesquisa a metodologia bibliográfica que nos permitiu conhecer algumas definições e conceitos sobre o ensino a distância, mais precisamente sobre a educação infantil remota, e as contribuições de Paulo Fochi estudioso este que tem se destacado em meio a essa discussão, além de revistas e sites especializados sobre tema abordado, para que junto às professoras pudéssemos discutir e refletir sobre nossas ações e práticas pedagógicas, sem deixar se perder a especificidade presente na Educação Infantil.
Referências
________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017.
_________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. - Brasília : MEC, SEB, 2010.
FOCHI, Paulo. Como zelar pela educação infantil em tempos de isolamento social? Publicado em: 27.04.2020, Lunetas. Disponível em: [link]. Acesso em: fev. 2021
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Heloísa Lück. - Curitiba: Editora Positivo, 2009. ISBN - 978-85-385-0027-8
MELLO, Suely Amara. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Florianópolis, v. 25, n. 1, 83-104, jan./jun. 2007
Ministério da Educação. Documento de Referencia Curricular para Mato Grosso: Educação Infantil. Mato Grosso, 2018.
RONDONÓPOLIS. Política municipal de educação infantil: construindo caminhos. Secretaria Municipal de Educação/SEMED/2016.
_______. PPP - Projeto Político Pedagógico. Centro Municipal de Educação Infantil Maria Severina da Silva - CMEI, Rondonópolis-MT, 2020.
SALGADO. Raquel Goncalves. Educação infantil em tempos de pandemia: um olhar para a criança. Secretaria municipal de Rondonópolis- Mato Grosso. Transmitido ao vivo em 26 de mai. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bs5YGtP2-ug&t=420s Acesso em julho de 2021.
SANTOS, Marcia Pires dos. Os desafios da educação infantil no contexto da pandemia covid -19. Evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, 2020.
WILLMS. Elni Elisa. Educação Infantil em Tempos de Pandemia. Secretaria municipal de Rondonópolis- Mato Grosso. Transmitido ao vivo em 28 de abr. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xLq8GPStCzw&t=423s Acesso em julho 2021.