Relatos de Experiências de um Período de Aprendizagens: Educação Infantil e Propostas Pedagógicas em Meio a Pandemia

  • Marina dos Santos Batista SEMED-Roo
  • Laudinéa de Souza Rodrigues SEDUC-MT / SEMED-Roo

Resumo


Com a pandemia muitos professores se viram obrigados a se reinventar e se reconstruir a fim de ofertar às crianças a continuidade do acesso à educação. Diversos foram os fatores que influenciaram negativamente o processo de ensino e aprendizagem na vida das crianças. Nesse contexto, à Educação Infantil se apresentou um desafio ainda mais complexo, uma vez que possui aspectos que não condizem com o ensino remoto. Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca do fazer docente em meio à pandemia, numa busca de diálogo entre teoria e prática para sustentar a prática pedagógica que era compartilhada com as famílias das crianças atendidas pelo centro de educação infantil. Para isso, utilizamos como ferramenta de pesquisa a metodologia bibliográfica que nos permitiu conhecer algumas definições e conceitos sobre o ensino a distância, mais precisamente sobre a educação infantil remota, e as contribuições de Paulo Fochi estudioso este que tem se destacado em meio a essa discussão, além de revistas e sites especializados sobre tema abordado, para que junto às professoras pudéssemos discutir e refletir sobre nossas ações e práticas pedagógicas, sem deixar se perder a especificidade presente na Educação Infantil.

Palavras-chave: Educação Infantil, Prática pedagógica, Ensino remoto, Pandemia

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Publicado
08/11/2021
BATISTA, Marina dos Santos; RODRIGUES, Laudinéa de Souza. Relatos de Experiências de um Período de Aprendizagens: Educação Infantil e Propostas Pedagógicas em Meio a Pandemia. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1938-1947. ISSN 2447-8776.