Aprendizagem Significativa e sua Relação com a Metodologia Ativa e o Estudo Híbrido

  • Giselle Pupim Jorge Back UDS
  • Maria Regina de Sousa UFMT

Resumo


As tecnologias digitais estão mais presentes no processo educacional a cada dia, através dos estudos híbridos. Assim, este artigo de revisão, objetiva dialogar acerca da importância da aprendizagem ativa e sua relação com a metodologia ativa e o estudo híbrido, para responder aos desafios da educação contemporânea. O estudo bibliográfico fez uso da abordagem qualitativa baseada em autores como Moran (1998), Dewey (1944), Bacich (2016), Wilson (2013), Ausubel (1976), Rogers (2001) e Tortella (2014). Através dos estudos desses autores pode-se analisar que as metodologias utilizadas em sala de aula precisam estar emaranhadas com as TDICs, para atender as demandas educacionais dos estudantes, de forma a promover a formação integral dos mesmos. Nesse sentido, o presente trabalho busca destacar a importância das metodologias ativas através de estratégias híbridas considerando o ambiente tecnológico ao qual a sociedade está inserida, bem como a importância da formação continuada do professor, para o desempenho esperado frente às inovações propostas à prática docente.

Palavras-chave: aprendizagem significativa, metodologia ativa e a tecnologia digital

Referências

BACICH, Lilian e MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] - Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.

DEWEY, J. Democracy and education. New York: The Free Press, 1944.

Inova escola: práticas para quem quer inovar na educação / Fundação Telefônica Vivo. - São Paulo (SP): Fundação Telefônica Vivo, 2016. 139 p., recurso digital.

LEITE, L.; ESTEVES, E. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino da Física e Química. In Bento Silva e Leandro Almeida (Eds.). Comunicação apresentada no VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga: CIED - Universidade do Minho, p. 1751-1768, 2005.

MEIRIEU, P. Aprender... Sim, mas como? 7. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. 5. Ed São Paulo: Martins, 2001.

WILSON, S.G. The Flipped Class: A Method to Address the Challenges of an Undergraduate Statistics Course. Teaching of Psychology, Philadelphia, v. 40, n. 3, p. 193-199, 2013.

RODRIGUES, Carolina Stancati, SPINASSE, Jéssica Fernanda, VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau Sala de aula invertida - uma revisão sistemática. In: XVII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). 2015. Grupo de Trabalho - Didática: Teorias, Metodologias e Práticas. PUC-PR, 2015. Disponível em: http://top.sagepub.com/content/40/3/193.full.pdf. Acesso em: 24 abr. 2020

DIESEL, Aline. BALDEZ, Alda Leila Santos, MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista THEMA, Volume 14, Nº 1, pág. 268 a 288, 2017. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/404/295. Acesso em 21 abr. 2020.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BACK, Giselle Pupim Jorge; SOUSA, Maria Regina de. Aprendizagem Significativa e sua Relação com a Metodologia Ativa e o Estudo Híbrido. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1948-1959. ISSN 2447-8776.