A Inserção na Carreira Docente: Narrativas da Experiência

  • Ronaldo Pereira da Costa SEDUC-MT

Resumo


A inserção profissional docente é concebida como um momento de relevante constituição da carreira do professor e sua identidade, não apenas por ser um período de adaptação à profissão docente, como também pelas intempéries dela decorrentes. Poucos são os estudos que versam sobre as ações educativas dos professores iniciantes e o período de adaptação a profissão, o que demonstra que o início da carreira docente, que compreende os três primeiros anos do estágio probatório necessita de um estudo aprofundado com o intuito de conhecermos as necessidades reveladas pelos iniciantes. O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência através de uma análise descritiva reflexiva, enquanto professor iniciante na rede pública. A pesquisa se pauta na abordagem qualitativa e para isso utilizamos a narrativa como instrumento metodológico de coleta de dados e reflexão. Conclui que a inserção na docência da rede estadual de ensino em Mato Grosso, não proporciona acolhimento aos professores iniciantes o que chama a atenção dos sistemas de ensino para a necessidade de criar programas e políticas que levem em consideração as necessidades formativas com vistas a minimizar os conflitos vivenciados nesse período.
Palavras-chave: Formação de professores, Inserção na docência, Relatos de experiência

Referências

ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-126, ago./dez. 2014.

ANDRÉ, Marli. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p.112-129, jan./abr. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CONNELLY, F. M. e CLANDININ, D. J. Relatos de Experiência e Investigação Narrativa. In: J. Larrosa et all, Déjame que te Cuente. Barcelona: EDITORIAL LAERTES, 1995.

FACIN, H.; FAGUNDES, M. V.; ZANCHET, B. M. A. Motivações, experiências iniciais e desafios: o que expressam os docentes universitários iniciantes. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED SUL, 2012.

FEIMAN-NEMSER, S. From preparation to practice: designing a continuum to strengthen and sustain teaching. Teachers College Record, v. 105, n. 6, p. 1013-1055, 2001.

FRANCO, F. C. Coordenador pedagógico e o professor iniciante. In: ALMEIDA, L. R.; BRUNO, E. B. G.; CHRISTOV, L. H. S. (orgs). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2000.

FREIRE. P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2001.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.).. Vidas de professores 2 ed. Porto: Porto Ed., 1995. cap. II. p. 31-61

INBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LORENZZON, M.R; ROCHA. Estudos e pesquisas sobre o professor iniciante: o que revelam as buscas nos sites eletrônicos - anped, bdtd e capes. Anais Compeduc, 2017.

NONO, M. A. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre, Mediação, 2011.

MARCELO GARCIA, Carlos. Investigaciones y experiencias: el primero año de enseñanza. Análises del proceso de socialización de profesores principiantes. Revista de educación, Sevilha/ES, n. 300, p. 225-277, 1993.

MARCELO G. C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MARIANO, André Luiz Sena. O início da docência e o espetáculo da vida na escola: abremse as cortinas... In: LIMA, Emília Freitas de. Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. Vozes, 2002.

TARDIF. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. 1. ed.Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

VEENMAN, S. Perceived Problems of Beginning Teachers. Review of Educational Research, v. 54, n. 2, p. 143-178, 1984.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Ronaldo Pereira da. A Inserção na Carreira Docente: Narrativas da Experiência. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1971-1981. ISSN 2447-8776.