Os Movimentos da Formação de Estudantes do PIBID no Período de Pandemia Covid-19
Resumo
O relato de experiência apresenta resultados da experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e tem como objetivo descrever os movimentos da formação dos estudantes do PIBID no período de pandemia Covid-19. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva de abordagem qualitativa, participaram 8 (oito) bolsistas de iniciação à docência do curso de Licenciatura em Pedagogia, foram realizados momentos formativos, reuniões de orientações com a coordenadora de área e supervisora da escola, participação de atividades definidas no subprojeto de forma remota, utilizando as tecnologias digitais. Os movimentos iniciaram com as escolas fechadas, uma experiência inédita no PIBID, uma realidade de afastamento de forma presencial entre estudante e professor, nesse cenário de distanciamento, foram necessárias outras estratégias para que os pibidianos permanecessem ativos nos estudos e no programa durante a pandemia. No desenrolar dos encontros virtuais os pibidianos, vivenciaram experiências e conhecimentos diante da necessidade e realidade vivenciada na universidade e na escola. Observamos que o momento vivenciado serviu como estímulo ao engajamento dos estudos, a diminuir os sentimentos de isolamento e solidão e a valorização da formação de professores.
Referências
BRASIL. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Brasília. Aprova o regulamento do Pibid. Disponível em: Disponível em: [link]. Acesso em 10 set. 2021.
CAMPO GRANDE/MS. Governo Estado de Mato Grosso do Sul. Decreto nº 15638, de 24 de março de 2011. Institui, em caráter excepcional e temporário, medidas restritivas no Estado de Mato Grosso do Sul para evitar a proliferação do coronavírus (SARSCoV-2) e dá outras providências. Campo Grande/MS, 2021.
FERREIRA, Verena Santos Andrade. Mediação e tecnologia para a aprendizagem colaborativa no ensino remoto. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.6, p. 55722-55729 jun. 2021
LIMA, Caroline Costa Nunes; CARVALHO, Felipe Silva Ponte; COUTO JR, Dilton Ribeiro. A linguagem emocional na prática docente online: implicações educacionais cotidianas. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 3, p. 542-557, 2018. Disponível em [link]. Acesso em: 12 set. 2021
PASSOS, Laurizete Ferragut. Práticas formativas em grupos colaborativos: das ações compartilhadas à construção de novas profissionalidades. In: ANDRÉ, M.(org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.
SANTOS, Edméa; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte; PIMENTEL, Mariano. Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa formação na cibercultura. ETD: Educação Temática Digital, v. 18, n. 1, p. 23-42, 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 mar. 2021.
SANTO, Eniel Espírito; TRINDADE, Sara Dias. Educação a distância e educação remota emergencial: convergências e divergências. In: MACHADO, Dinamara P. Educação em tempos de COVID-19: reflexões e narrativas de pais e professores. Curitiba: Editora Dialética e Realidade, 2020.
SANTOS, Rosimeire Martins Régis dos; MELIM, Ana Paula; PANIAGO, Maria Cristina Lima. Formação continuada de professores universitários na rede social facebook;: interagir, trocar, dialogar, compartilhar, aprender e conviver. Interações (Campo Grande), v. 18, n. 2, p. 13-20, 30 maio 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 set. 2021.