Criação e Organização da Escola Estadual de 1º Grau Souza Bandeira (1974 a 1990)

  • Danielly Cristina Cipriani Couto Pereira UFMT
  • Fabiana dos Santos Oliveira UFMT
  • Girlane de Souza Silva Tafner UFMT
  • Katia Cristina Ferreira de Jesus UFMT

Resumo


Este artigo trata sobre a Escola Estadual de 1º Grau Souza Bandeira, localizada na região do Coxipó da Ponte em Cuiabá-MT. O período delimitado é o ano de 1974, quando a instituição se torna Escola Estadual de 1º Grau Souza Bandeira até 1990, ano em que acontecem os festejos dos 90 anos da fundação da Casa Maria Auxiliadora anexa à Escola Pública. O objetivo geral consiste em compreender como ocorreu o processo criação, transformação e organização da Escola Estadual de 1º Grau Souza Bandeira no período de 1974 a 1990. Buscamos responder a seguinte problemática: Como ocorreu o processo de criação, transformação e funcionamento da Escola Estadual de 1º Souza Bandeira, durante o período delimitado? A metodologia utilizada para a construção desse artigo foi a pesquisa documental e bibliográfica, sendo as fontes localizadas no Arquivo da Inspetoria Nossa Senhora da Paz, em Cuiabá-MT e no Arquivo da Inspetoria Imaculada Auxiliadora, em Campo Grande – MS. As principais fontes são: Crônicas da Casa, Relatórios das Inspetorias, documentos avulsos, Decretos etc. A pesquisa está pautada nos pressupostos da História da Educação, baseada na história das instituições escolares, tendo como os principais referenciais teóricos e metodológicos Nosella e Buffa (2009), contribuindo para a escrita sobre instituição escolar. A referida instituição pública desde o período de criação e transformação em Escola Estadual de 1º Grau é dirigida pelas irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora durante o período pesquisado e, portanto, as documentações revelaram uma forte presença de um ensino catequizador. Escola Estadual. Souza Bandeira. Coxipó da Ponte/MT. Instituição.
Palavras-chave: Escola Estadual, Souza Bandeira, Coxipó da Ponte/MT, Instituição

Referências

ARQUIVO INSPETORIA IMACULADA AUXILIADORA. Documentos avulsos. 1974-1992.

CUNHA, L. A.; XAVIER, L. Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). FGV. Acesso em: 07/07/2021 [link]. MATO GROSSO. Jornal O Estado de Mato Grosso. Edição 07564. 1977.

NOSELLA, Paolo. Instituições Escolares: por que e como pesquisar/Paolo Nosella, Ester Buffa – Campinas, SP: Editora Alínea, 2009. O ESTADO DE MATO GROSSO. Municipalidade Ofertará Certame para Mobralinos. Cuiabá, de 09 de janeiro de 1977.

SOUZA, B. Alfabetização e Legitimidade: A Trajetória do Mobral entre os anos de 1970 e 1980, Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2016.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Danielly Cristina Cipriani Couto; OLIVEIRA, Fabiana dos Santos; TAFNER, Girlane de Souza Silva; JESUS, Katia Cristina Ferreira de. Criação e Organização da Escola Estadual de 1º Grau Souza Bandeira (1974 a 1990). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1993-2001. ISSN 2447-8776.