A Política da Educação Profissional e Tecnológica: Anseios e Perspectivas para a Construção de uma Instituição Democrática no Marajó-PA

  • Cassiane de Nazaré da Silva Oliveira IFMT
  • Juliano Batista dos Santos IFMT

Resumo


A Educação Profissional e Tecnológica sempre permeou o cenário educacional do Ensino Médio, ora de forma obrigatória, ora de forma opcional e subsequente e, agora, mais recentemente, de forma integrada. Fazer uma análise desse contexto e como as políticas para o Ensino Médio foram se constituindo é um dos objetivos desse trabalho. Para além disso, apresento nesta pesquisa, valendo-me de autores regionais, como Araújo (2017) e Souza (2012), o contexto de construção e implantação do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Breves, na Ilha do Marajó, no estuário Amazônico do estado do Pará. Contextualizar esse território é fundamental para a proposta que se desenha. A metodologia empregada foi a pesquisa documental e bibliográfica, bem como as experiências vividas durante o período em que estive no município de Breves, desenvolvendo trabalhos como servidora pública de assuntos educacionais. Por fim, pretende-se evidenciar que o IFPA, apesar das inúmeras dificuldades, firmouse no território do Marajó das florestas por meio de uma construção democrática, pautada no ensino público de qualidade para uma região com escassez de oportunidade.

Palavras-chave: Marajó, Educação Profissional, Ensino Médio, Políticas públicas

Referências

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Publicado
08/11/2021
OLIVEIRA, Cassiane de Nazaré da Silva; SANTOS, Juliano Batista dos. A Política da Educação Profissional e Tecnológica: Anseios e Perspectivas para a Construção de uma Instituição Democrática no Marajó-PA. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2016-2028. ISSN 2447-8776.