A Política da Educação Profissional e Tecnológica: Anseios e Perspectivas para a Construção de uma Instituição Democrática no Marajó-PA

  • Cassiane de Nazaré da Silva Oliveira IFMT
  • Juliano Batista dos Santos IFMT

Resumo


A Educação Profissional e Tecnológica sempre permeou o cenário educacional do Ensino Médio, ora de forma obrigatória, ora de forma opcional e subsequente e, agora, mais recentemente, de forma integrada. Fazer uma análise desse contexto e como as políticas para o Ensino Médio foram se constituindo é um dos objetivos desse trabalho. Para além disso, apresento nesta pesquisa, valendo-me de autores regionais, como Araújo (2017) e Souza (2012), o contexto de construção e implantação do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Breves, na Ilha do Marajó, no estuário Amazônico do estado do Pará. Contextualizar esse território é fundamental para a proposta que se desenha. A metodologia empregada foi a pesquisa documental e bibliográfica, bem como as experiências vividas durante o período em que estive no município de Breves, desenvolvendo trabalhos como servidora pública de assuntos educacionais. Por fim, pretende-se evidenciar que o IFPA, apesar das inúmeras dificuldades, firmouse no território do Marajó das florestas por meio de uma construção democrática, pautada no ensino público de qualidade para uma região com escassez de oportunidade.

Palavras-chave: Marajó, Educação Profissional, Ensino Médio, Políticas públicas

Referências

ARAÚJO, Romildo Castor. Educação profissional e agroecológica no Marajó agroflorestal: Entrelaçando saberes na construção do Eixo Tecnológico Recursos Naturais no IFPA Campus Breves. 139 f. 2017. Dissertação (Mestrado em desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPA, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2018.

CAIRES, Vanessa Guerra; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação profissional brasileira. Da colônia ao PNE 214-2024. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.

CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco de. Educação Profissional no Brasil, sintese histórica e perspectivas. São Paulo: Senac, 2017.

Índice de desenvolvimento humano. PNUD/2010. Disponível em: [link]. Acesso em 22/09/2021.

Numero de alunos matriculados. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas -SIGAA, 2020. Disponível em: [link]. >Acesso em: 22 de setembro de 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2014-2018. Belém-PA. Disponível em: [link]. Acesso em 09 de agosto, 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – IFPA CAMPUS BREVES. Plano de Desenvolvimento do Campus Breves - PDC 2019-2023. Pará, 2019.

SOUZA, Alexandre Augusto Cals e. Políticas Educacionais no Arquipélago do Marajó: A Organização do Ensino no Município de Breves/Pa. 2012.143 f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

ZIBAS, Dagmar Maria Leopoldi. A reforma do ensino médio no anos 1990: O parto da montanha e as novas perpectivas. In: PARDAL, Luiz; VENTURA, Alexandre, DIAS, CARLOS. Ensino Médio e Ensino Técnico no Brasil e em Portugal. Campinas - SP: Autores Associados, 2005. p. 17-15.

ZIBAS, Dagmar Maria Leopoldi. Breves anotações sobre a história do ensino médio no Brasil e a reforma dos anos de 1990. In: PARDAL, Luiz; VENTURA, Alexandre, DIAS, CARLOS. Ensino Médio e Ensino Técnico no Brasil e em Portugal. Campinas - SP: Autores Associados, 2005. p. 3-15.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Cassiane de Nazaré da Silva; SANTOS, Juliano Batista dos. A Política da Educação Profissional e Tecnológica: Anseios e Perspectivas para a Construção de uma Instituição Democrática no Marajó-PA. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2016-2028. ISSN 2447-8776.