Episódios do Governo de Getúlio Vargas: o Caso do Benfeitor Professor Luiz Alexandre de Oliveira e a Escola de Japoneses Visconde de Cairu
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar episódios do governo de Getúlio Vargas por meio de decretos publicados entre 1938 e 1939. Esses episódios são narrados a partir da trajetória biografia do professor Luiz Alexandre de Oliveira e suas relações com a comunidade e a escola de origem étnica japonesa no então sul de Mato Grosso. A análise teve como principais fontes primárias a autobiografia do professor na obra intitulada "O mundo que vi" e por meio da entrevista concedida pelo professor a pesquisadores do estado. Ambas as fontes encontram-se depositadas no Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul. O trabalho foi construído numa perspectiva histórica e sociológica, utilizando como referencial teórico os estudos de Pierre Bourdieu (2009; 2011) e seus interlocutores. Constatou-se que o professor teve presença marcante na história da escola, pois foi o primeiro brasileiro professor e diretor da instituição. Desempenhou também papel importante no período do governo de Getúlio Vargas, em meados de 1938, por lutar política e estrategicamente para manter funcionando a instituição escolar e, por esse motivo, é homenageado e lembrado até os dias de hoje pela comunidade japonesa local.
Referências
ARQUIVO PÚBLICO ESTADUAL (MS). Luiz Alexandre de Oliveira: entrevista. Entrevistadores: Kátia Cristina N. Figueira e Carla Villamaina Centeno. Campo Grande: Arquivo, 1995.
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA E CULTURAL NIPO-BRASILEIRA (AECNB). Ayumi: a saga da colônia japonesa em Campo Grande. Campo Grande, 2008.
ASSOCIAÇÃO OKINAWA DE CAMPO GRANDE-MS. 100 anos da Imigração Japonesa de Okinawa em Campo Grande 1914 – 2014. Campo Grande – MS, 2014.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern; Guilherme J.F. Teixeira. 2 ed. Porto Alegre: Zouk, 2011.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BRASIL. Decreto-lei n. 1.006, de 30 de dezembro de 1938. Estabelece as condições de produção, importação e utilização do livro didático. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1938a.
BRASIL. Decreto-lei n. 3.580, de 3 de setembro de 1941. Dispõe sobre a Comissão Nacional do Livro Didático e dá outras providências. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1941.
BRASIL. Decreto-Lei nº 406, de 4 de maio de 1938. Dispõe sôbre a entrada de estrangeiros no território nacional. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 1938b.
BRASIL. Lei Constitucional dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. Planalto, Rio de Janeiro, 1937.
BRASIL. Tratado de amizade, de commercio e de navegação. 1808. Disponível em: <http://dai-mre.serpro.gov.br/atos-internacionais/bilaterais/1895/b_89/>. Acesso em 11 de junho de 2017.
BRITO, Claudia Regina de. Escola Visconde de Cairu: educação e etnicidade em Mato Grosso do Sul. 1997. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1997.
CYTRYNOWICZ, Roney (Org.). Retratos da infância na Imigração Japonesa no Brasil: imagens do acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. São Paulo: Narrativa Um, 2017.
DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Relatos orais de famílias de imigrantes japoneses: elementos para a história da educação brasileira. Educação e Sociedade. São Paulo, n. 72, v. 21, p. 43-72, ago. 2000.
FIORI, Neide Almeida. (Org.). Etnia e educação: a escola “alemã” do Brasil e estudos congêneres. Florianópolis: Editora Unisul, 2003.
KREUTZ, Lúcio. Escolas comunitárias de imigrantes no Brasil: instâncias de coordenação e estruturas de apoio. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, set./dez., p. 159-176, 2000.
MAIS SABER. Revista de Educação do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, n. 2, p. 32-35, 1998.
MINA SAN. 100 anos da Imigração japonesa. Campo Grande: Correio do Estado, 2008.
MONTAGNER, Miguel Ângelo. Trajetórias e biografias: notas para uma análise bourdieusiana. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, n. 17, p. 240-264, jan./jun. 2007.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Claudio M. Martins. Bourdieu e a educação.3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
OLIVEIRA, Luiz Alexandre de. O mundo que eu vi. Campo Grande – MS: Academia Brasileira de Letras, 1986.
SAITO, Cecilia Noriko. O imigrante e a imigração japonesa no Brasil e no Estado de Goiás. Revista UFG, Goiânia, ano XII, n. 10, p. 57-61, jul., 2011.
SANTOS, Ademir Valdir dos. Educação e nacionalismo: configurando a escola primária catarinense na Era Vargas. Revista brasileira história da educação, Campinas-SP, n. 24, p. 83-111, set./dez. 2010.
VALLE, Lílian do. A escola e a nação: as origens do projeto pedagógico brasileiro. São Paulo: Editora Letras & Letras, 1997.
ZOTTI, Solange. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos 80. Quaestio (Revista de estudos de educação), ano 4, n. 2, p. 65-91, nov. 2002.