Escola Territorial de 1º Grau Paulo de Assis Ribeiro: Percursos Iniciais (1970-1980)
Resumo
Este artigo versa sobre a criação e instalação da primeira escola em Colorado do Oeste/RO (1970-1980). Faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, vinculada ao GEM (Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória) e a Linha de Pesquisa Cultura, Memória e Teorias em Educação. Tem por objetivo entender como se deu esse processo de criação da Escola Territorial de 1º Grau Paulo de Assis Ribeiro concomitantemente à criação da cidade. Buscamos aqui entender por quem, como e com qual intuito essa escola foi criada nesta localidade e neste período. Para essa discussão partimos de pressupostos da História Cultura (CERTEAU, 1982), buscamos entender a história dessa escola nos apropriando de conceitos a partir da História das Instituições (NOSELLA e BUFFA, 2013). Como primeiros resultados obtidos é possível entender que com o grande contingente migratório neste período e nesta região, esta escola foi estabelecida no intento de manter as pessoas nessa região.
Referências
BRASIL. Lei 6.921, de 16 de junho de 1981. Autoriza a criação de municípios no Território Federal de Rondônia. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 de jul. 2020.
BURKE, Peter. O que é história cultural? Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editora, 2005.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Trad. Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1982.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; GONÇALVES, Irlen Antônio; VIDAL, Diana Gonçalves; PAULILO, André Luiz. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. In: Educação e Pesquisa. Jan./abr. p. 139-159. São Paulo, 2004
GOMES, Emmanoel. História e Geografia de Rondônia. 1. ed. Vilhena. Expressa, 2012.
IBGE - Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas. Conheça Cidades e Estados do Brasil. c2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 de jul. 2020.
IBGE - Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas. Conheça Cidades e Estados do Brasil. c2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 de set. de 2021
JULIA, Dominique. A cultura como objeto histórico. Trad. Gisele de Souza. In: Revista Brasileira de História da Educação. N. 1. p. 9 - 44. Campinas, 2001.
LOPES, André Luís Monteiro Ferreira. Ensino de história e as narrativas de memorias sobre a reocupação de Rondônia: Projeto de Colonização Paulo de Assis Ribeiro (1974-1984). 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT, Cáceres/MT, 2020.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo nexos: História das instituições educativas. Bragança Paulista, SP. Editora Universitária São Francisco, 2004.
MINAYIO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
NOSELLA, Paola; BUFFA, Ester. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Campinas, SP. 2 ed. Alínea, 2013.
NUNES, Márcia Jovani de Oliveira. Do professor leigo ao graduado no magistério rural: ações pedagógicas e processos formativos na transição do século XX para o XXI em Colorado do Oeste-RO. 2019. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar). Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho/RO, 2019.
OLIVEIRA, Ovídio Amélio de. História Desenvolvimento e Colonização do Estado de Rondônia. 5ª ed. Porto Velho: Dinâmica, 2004.
RIBEIRO, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo de Assis. Histórico da Escola. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de jul. 2020.
SANFELICE, José Luís. História das instituições escolares. In: Orgs.: NASCIMENTO, Maria Isabel Moura et al. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas-SP. Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: Uniso; Ponta Grossa, PR: UEPG, 2007. (Coleção memória da educação).
SEDUC-RO. Projeto Político Pedagógico. Escola Estadual Paulo de Assis Ribeiro. 2021.
VILHENA 43 anos: a "estrada velha" que fez muitas mortes na época da madeira. Vilhena Notícias. Vilhena. 23 de novembro de 2020. Disponível em [link]. Acesso em: 20 de set. de 2021.