Escola Municipal de Educação Básica “12 de Outubro” (2016-2020): Práticas Educativas

  • Iorrana Ricelle De Oliveira Lima UFMT
  • Juliana Pena De Paula Santos UFMT
  • Raphaela Fernanda De Oliveira Ramos UFMT
  • Ruth Allex França Camargo UFMT
  • Francine Suelen Assis Leite UFMT

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo desvelar a história da Escola Municipal de Educação Básica "12 de Outubro'' bem como a sua cultura escolar. A escola foi criada na gestão do prefeito Estevão Torquato da Silva, através do Decreto Municipal 1650 de 13 de maio de 1987, a mesma está situada na Rua G, nº 132, Bairro Itamarati, no município de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, na região Centro- Oeste do Brasil. Consta que no dia 28 de março de 1987, foi feita uma votação, com a presença da diretora, o presidente do bairro, professores, pais de alunos e funcionários da escola, para escolha do nome da escola, sendo o referido nome escolhido em homenagem à Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida.O período delimitado para análise 2016 a 2020 justifica-se pelo acesso aos documentos encontrados no arquivo da escola, entrevistas e no Projeto Político Pedagógico (PPP). Desde março de 2020 as escolas públicas estão fechadas devido à pandemia Covid19.
Palavras-chave: História da Educação, Escola Municipal de Educação Básica 12 de Outubro, Educação-Mato Grosso

Referências

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EMEB 12 DE OUTUBRO. Projeto Político-Pedagógico. Mato Grosso, Cuiabá, 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ. Decreto n°1650, de 13 de maio de 1987. Dispõe sobre a criação da “Escola Municipal de 1° Grau 12 de Outubro” e dá outras providências. Mato Grosso, Cuiabá, 1987.
Publicado
08/11/2021
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LIMA, Iorrana Ricelle De Oliveira; SANTOS, Juliana Pena De Paula; RAMOS, Raphaela Fernanda De Oliveira; CAMARGO, Ruth Allex França; LEITE, Francine Suelen Assis. Escola Municipal de Educação Básica “12 de Outubro” (2016-2020): Práticas Educativas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2102-2114. ISSN 2447-8776.