Casaldáliga e Educação: Questões Ambientais Conectadas com Políticas Educativas nas Ações do Bispo do Araguaia/Xingu

  • Veronete Dias Gomes UERJ

Resumo


Este texto objetiva construir significados das práticas de educação ambiental coordenadas pelo Bispo Casaldáliga e difundidas pela equipe pastoral e movimentos sociais da Prelazia de São Félix do Araguaia durante as décadas de 1960/1970. O referencial teórico/metodológico tem por base a pesquisa genealógica, procura analisar as emergências e transformações das formações discursivas e está ancorado nos escritos de Foucault (2000, 2019). A partir do trabalho investigativo com três fontes documentais, esta comunicação analisa os discursos difundidos por Casaldáliga e agentes pastorais que se fizeram missionários com vistas a ações de enfrentamento da opressão e construção do pensamento socioambiental por peões, posseiros, meeiros, indígenas, grupos urbanos da Prelazia e as respectivas organizações. Como resultado afirmamos que as estratégias de Casaldáliga de trabalhar com a religiosidade popular e a consciência de cidadania, a partir da teologia da libertação, resultou na produção de textos que definiam um território e, nesse movimento, propiciava educação socioambiental comprometida com os setores sociais mais vulneráveis.
Palavras-chave: Educação ambiental, Casaldáliga, Amazônia, Araguaia

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Publicado
08/11/2021
GOMES, Veronete Dias. Casaldáliga e Educação: Questões Ambientais Conectadas com Políticas Educativas nas Ações do Bispo do Araguaia/Xingu. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2115-2129. ISSN 2447-8776.