Casaldáliga e Educação: Questões Ambientais Conectadas com Políticas Educativas nas Ações do Bispo do Araguaia/Xingu

  • Veronete Dias Gomes UERJ

Resumo


Este texto objetiva construir significados das práticas de educação ambiental coordenadas pelo Bispo Casaldáliga e difundidas pela equipe pastoral e movimentos sociais da Prelazia de São Félix do Araguaia durante as décadas de 1960/1970. O referencial teórico/metodológico tem por base a pesquisa genealógica, procura analisar as emergências e transformações das formações discursivas e está ancorado nos escritos de Foucault (2000, 2019). A partir do trabalho investigativo com três fontes documentais, esta comunicação analisa os discursos difundidos por Casaldáliga e agentes pastorais que se fizeram missionários com vistas a ações de enfrentamento da opressão e construção do pensamento socioambiental por peões, posseiros, meeiros, indígenas, grupos urbanos da Prelazia e as respectivas organizações. Como resultado afirmamos que as estratégias de Casaldáliga de trabalhar com a religiosidade popular e a consciência de cidadania, a partir da teologia da libertação, resultou na produção de textos que definiam um território e, nesse movimento, propiciava educação socioambiental comprometida com os setores sociais mais vulneráveis.
Palavras-chave: Educação ambiental, Casaldáliga, Amazônia, Araguaia

Referências

CASALDÁLIGA, Pedro. Carta Pastoral: Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social. São Félix do Araguaia. 1971.

______. Relatório: Escravidão e feudalismo no norte do Mato Grosso. Documento sobre a situação de escravidão e exploração de trabalhadores no Norte de Mato Grosso. Cópia disponível no Arquivo da Prelazia de São Félix do Araguaia “Tia Irene”. 1970.

COSTA. Iraneidson S. Pedro Gondra y Pedro Plá: Dois cristãos a serviço dos pobres da América Latina. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano 11, nº 32. Set/Dez de 2018.

FOUCAULT, P. Michel. Microfísica do poder. 9 ed. Org. e trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019.

______. Ditos e escritos II: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Org. Manoel B. da Motta. Trad. Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2000.

HASHIZUME, Maurício. Evento Reaviva: 40 anos de luta contra o trabalho escravo. Jornal Repórter Brasil, 2010. Disponível in: [link]. Acesso em 09 mai. 2021.

O Alvorada. Prelazia de São Félix do Araguaia, Mato Grosso. Nov.1970.

_______. Prelazia de São Félix do Araguaia, Mato Grosso. Set; 1979.

Ribeiro, Luiz Carlos. FERREIRA, Flávio. Fica, Pedro! Tradução Silvana Aparecida Teixeira. Cuiabá, MT: Entrelinhas, 2016.

SANTOS, Milton. O retorno do território. OSAL: Observatório Social de América Latina, Buenos Aires, Argentina, p. 251–261, 2005.

SCALOPPE, Marluce de O. Machado. Práticas midiáticas e cidadania: o papel do jornal Alvorada na Prelazia de São Félix do Araguaia (1970-1984). Dissertação entregue ao Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso. 2009.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão [et al.]. 4 ed; Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Veronete Dias. Casaldáliga e Educação: Questões Ambientais Conectadas com Políticas Educativas nas Ações do Bispo do Araguaia/Xingu. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2115-2129. ISSN 2447-8776.