A Criação da Creche Escola Estadual de Ensino Fundamental Nasla Joaquim Aschar de 1994 à 2002

  • Anna Clara Barros Massud UFMT
  • Alex Francisco Lili UFMT
  • Anaxmandra de Oliveira Neves da Silva UFMT
  • Roberto Costa Silva UFMT

Resumo


Este artigo é sobre a Criação da Creche Escola Estadual de Ensino Fundamental Nasla Joaquim Ascha, localizada no bairro Morada da Serra CPA I – Cuiabá/MT. A problemática é compreender o que motivou a criação da Creche EE Nasla Joaquim Aschar? Justifica-se, devido a Creche ter seu ano de fundação em 1994, findando no ano de 2002, porque foi o ano em que cessou o curso do Ensino de Jovens e Adultos. Temos como objetivo geral compreender como ocorreu o processo de criação e funcionamento da Creche Nasla Joaquim Aschar durante o período. Os objetivos específicos são: Conhecer a história da fundação da instituição; identificar as etapas e modalidades, com enfoque no EJA, que a instituição oferecia; entender a estrutura organização da creche; identificar quais os projetos foram desenvolvidos pela creche nesse período. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, baseada nos estudos de Nosella e Buffa (2007). Os mesmos autores servem como referenciais teóricos, pois ajuda a compreender a importância de se estudar as instituições escolares. Sobre a criação da Creche Nasla, cabe ressaltar que era uma Creche, prioritariamente, para atendimento dos filhos dos servidores públicos, bem como atender a demanda de ensino para Jovens e Adultos.
Palavras-chave: Creche Nasla, Instituição, Educação Infantil, Ensino de Jovens e Adultos – EJA

Referências

ACERVO. Projeto Político Pedagógico. Arquivo Creche Escola Estadual de Ensino Fundamental Nasla Joaquim Aschar. 2014.

ARQUIVO. Creche Escola Estadual De Ensino Fundamental Nasla Joaquim Aschar. 1995-2002.

ACERVO. Fotografias do acervo particular da funcionária Celecy Pereira Dias. 1995-2002.

ARQUIVO NASLA. Contrato de Comodato. Arquivo Creche Escola Estadual de Ensino Fundamental Nasla Joaquim Aschar. 1992.

ARQUIVO NASLA. Contrato Aditivo de Rescisão do Contrato de Comodato. Arquivo Creche Escola Estadual de Ensino Fundamental Nasla Joaquim Aschar. 1992.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições Escolares: por que e como pesquisar. - Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MASSUD, Anna Clara Barros; LILI, Alex Francisco; SILVA, Anaxmandra de Oliveira Neves da; SILVA, Roberto Costa. A Criação da Creche Escola Estadual de Ensino Fundamental Nasla Joaquim Aschar de 1994 à 2002. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2155-2165. ISSN 2447-8776.