A História das mulheres: presença na Educação de Jovens e Adultos
Resumo
Esse artigo investiga a história das mulheres.Na perspectiva de seu retorno as salas de aulas por meio da modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Analisaremos os estudos historiográficos que abordam a história das mulheres. Reconhecendo que as mulheres estão presentes nos mais diversos espaços. As mulheres muto contribuiram no decorrer da história e trazem as marcas da segregação por elas vivenciadas. Mesmo com a participação ativa das mulheres na era comtemporrânea em muitos movimentos de lutas pela igualdade de gêneros este direito não está sendo garantido na sociedade atual.A Educação de Jovens e Adultos uma modalidade que têm a presença fortemente marcante da mulher possibilitando maior autonomia e emancipação social. E como a educação de jovens e adultos vem contribuindo com a formação das mulheres? Contar a história de mulheres é contribuir para que muitos rosto invisíveis comecem a resurgir saindo da obscuridade Para amparar as discussões são significativas as contribuições teóricas de Bloch (2002), Perrot (2007), Almeida (1988), Ferreira(2005), Paiva (2005\), Vigano e Laffin(2016).
Palavras-chave:
História das mulheres, retorno as salas de aula, a educação de jovens e adultos
Referências
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora UNESP, 1998. - (Prismas).
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Prefácio Jacques Le Goff. Apresentação à edição brasileira Lilia Moritz Schwarcz. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
BOGNAR, Ivana. O Percurso Formativo de Educadores de Jovens e Adultos em Colíder/MT (1982 a 2009). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT, 2017.
CAPUCHO, Vera. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.
DEL PRIORE, Mary. A Mulher na História do Brasil. 4ª ed. São Paulo: Contexto. 1994.
FEBVRE, Lucien. Vers une autre histoire, em "Revue de métaphysiques et de morale", LVIII; atualmente também ibid.,1949; p. 419-38.
FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Gênero e Educação: A Formação em economia doméstica Economia Doméstica 37º Reunião Nacional da ANPED-04 a 08 de outubro de 2015, UFSC-Florianópolis-SC.05-10-16.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
LOURO. Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis; Rio de Janeiro; Vozes:1997.
PAIVA. Jane. A educação de jovens e adultos: direitos, concepções e sentidos. Tese (doutorado); Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação; 2005.
PAIVA, Jane. Os sentidos do direito à educação de jovens e adultos. Petrópolis, RJ: Faperj, 2009.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. (Tradução: Angela M. S. Côrrea) São Paulo: Contexto, 2007.
PERROT. Michelle. Os excluídos da história operários, mulheres e prisioneiros. Tradução Denise Bottmann. 4º edição. Editora Paz e Terra S.A; V.12; 2006.
POGGIO, Inês Soares Nunes. A construção das relações de gênero. In: LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes (Org). Educação de jovens e adultos, diversidade e o Mundo do trabalho. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012. p. 88-101..
VIGANO. Samira de Moraes Maia. LAFFIN; Maria Hermínia Lages Fernandes. A Educação de jobvens e Adultos como um espaço de empoderamento das mulheres. Rev. Eja em debate. Edição: Ano 5; n7;2016. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2105. Acesso em: 07 de out de 2021.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Prefácio Jacques Le Goff. Apresentação à edição brasileira Lilia Moritz Schwarcz. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
BOGNAR, Ivana. O Percurso Formativo de Educadores de Jovens e Adultos em Colíder/MT (1982 a 2009). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT, 2017.
CAPUCHO, Vera. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.
DEL PRIORE, Mary. A Mulher na História do Brasil. 4ª ed. São Paulo: Contexto. 1994.
FEBVRE, Lucien. Vers une autre histoire, em "Revue de métaphysiques et de morale", LVIII; atualmente também ibid.,1949; p. 419-38.
FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Gênero e Educação: A Formação em economia doméstica Economia Doméstica 37º Reunião Nacional da ANPED-04 a 08 de outubro de 2015, UFSC-Florianópolis-SC.05-10-16.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
LOURO. Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis; Rio de Janeiro; Vozes:1997.
PAIVA. Jane. A educação de jovens e adultos: direitos, concepções e sentidos. Tese (doutorado); Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação; 2005.
PAIVA, Jane. Os sentidos do direito à educação de jovens e adultos. Petrópolis, RJ: Faperj, 2009.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. (Tradução: Angela M. S. Côrrea) São Paulo: Contexto, 2007.
PERROT. Michelle. Os excluídos da história operários, mulheres e prisioneiros. Tradução Denise Bottmann. 4º edição. Editora Paz e Terra S.A; V.12; 2006.
POGGIO, Inês Soares Nunes. A construção das relações de gênero. In: LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes (Org). Educação de jovens e adultos, diversidade e o Mundo do trabalho. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012. p. 88-101..
VIGANO. Samira de Moraes Maia. LAFFIN; Maria Hermínia Lages Fernandes. A Educação de jobvens e Adultos como um espaço de empoderamento das mulheres. Rev. Eja em debate. Edição: Ano 5; n7;2016. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2105. Acesso em: 07 de out de 2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
LUZ, Rosemary da; FERREIRA, Nilce Vieira Campos.
A História das mulheres: presença na Educação de Jovens e Adultos. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 2199-2208.
ISSN 2447-8776.