A Raça e o Contexto Educacional

  • Maria A. Hungria de A. Oliveira UFMT
  • Flávia Gilene Ribeiro UFMT
  • Luiz Augusto Passos UFMT

Resumo


O presente trabalho versa por uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, a partir da leitura de livros, sites científicos e artigos. A ideia é perceber como alguns aspectos importantes aos quais as populações negra e indígena foram submetidas, sofrendo as violências de um sistema colonialista, porém jamais se curvaram, ao contrário vêm promovendo, ao longo da trajetória, grandes enfrentamentos com capacidade se mobilizar, por intermédio de organizações próprias e movimentos que gradativamente vão apresentando visibilidade, fomentando ações de transformação e reparação. O aporte teórico deste trabalho, traz as contribuições de Costa (2006), Schwarcz (1993), Seyferth (1995), Paixão (2013), Jaime (2016), sustentam o debate referente à questão racial no Brasil. No campo educacional Cavalleiro (2005), Gonçalves & Silva (2000), Paulo Freire (2013, 1996, 1987). Não há nenhuma pretensão de dizer que o texto traz todas as informações necessárias sobre os assuntos abordados, apenas evidenciar que há o enfrentamento e a educação popular pode e é uma grande aliada destes segmentos da população.

Palavras-chave: Educação, Educação Popular, Relações Raciais

Referências

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Publicado
08/11/2021
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OLIVEIRA, Maria A. Hungria de A.; RIBEIRO, Flávia Gilene; PASSOS, Luiz Augusto. A Raça e o Contexto Educacional. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2255-2264. ISSN 2447-8776.