Embates e Desafios das Classes Multisseriadas em Duas Escolas de Mato Grosso do Sul

  • Suely Cristina Soares da Gama SEMED-MS
  • Ilza Alves Pacheco SEMED-MS
  • Kleide Ferreira de Jesus UCDB

Resumo


Este artigo trata acerca de ensino aprendizagem da Educação do Campo nas classes multisseriadas, perante aos embates da ausência de elementos didático-pedagógicos, das políticas públicas e recursos pedagógicos, que vivenciaram metodologias desenvolvidas pela Lei n. 5692/1971, à organização (1ª à 4ª séries) do ensino fundamental. Assim como as ações com base na Lei n. 9394/96, sabe-se que a educação do campo é marcada por uma diversidade de adaptações, recursos didáticos e metodologia de ensino do campo estabelecida entre professores, por métodos transmitidos nesses períodos, por uma pedagogia tradicional e as novas propostas matizadas por concepção de prática e política pedagógica e desempenho de prática oriunda tradicionalista. Está pesquisa, observou-se a temática da Educação no campo e descrevendo um breve histórico de classes multisseriadas na Escola Municipal de 1º grau "Hélio Turquino" do Município de Eldorado, Estado de Mato Grosso do Sul, e "Escola Municipal João Paulo I, Pólo" Município de Iguatemi – MS.

Palavras-chave: Educação do Campo, Escolas, Salas Multisseriadas

Referências

ALMEIDA, Rosemeire A. (Org.). A questão agrária em Mato Grosso do Sul: uma visão multidisciplinar. Campo Grande: Editora da UFMS, 2008.

ALMEIDA, Rosemeire Aparecida de (Org.). Educação do Campo: fundamentos filosóficos, sociológicos, históricos, políticos e econômicos - Módulo III. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2013.

ARROYO, Miguel G.; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999. (Coleção por uma Educação Básica do Campo, nº 2).

ARROYO, Miguel G; CALDART, Roseli S; MOLINA, Mônica C; (orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

ARROYO, Miguel G. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Caderno CEDES, vol. 27, n. 72, maio/ago. 2007, Campinas, SP: Unicamp. pp. 157-176.

BRANDÃO, Helena H.N. 2003. Análise do discurso: um itinerário histórico. IN: PEREIRA, Helena B.C. e ATIK, Maria Luiza G. Língua, Literatura, Cultura em diálogo. São Paulo, SP: Ed. Mackenzie.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília/DF: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2002. Resolução CNE/CEB n. 1, 3 abr. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação, Gabinete do Ministro. PORTARIA Nº 86, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2013. DOU de 04/02/2013 (nº 24, Seção 1, pág. 28). Institui o Programa Nacional de Educação do Campo - PRONACAMPO, e define suas diretrizes gerais.

CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis: Vozes, 2000.

CAVA, P. P. Pensando em direção a uma “pedagogia da complexidade”. UniRevista, v.1, n°2, 2006.

FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - FONEC. Notas para análise do momento atual da Educação do Campo. Seminário Nacional – BSB, 15 a 17 de agosto 2012. Brasília. Digitalizado. 28 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia; Saberes necessários à prática pedagógica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 (Col. “Leitura”).

LDB. Art. 28 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96 - [link]. Acesso em 30/08/2016.

MATO GROSSO DO SUL, Assembleia Constituinte. Projeto de Constituição de Mato Grosso do Sul, Comissão de Sistematização agosto de 1989. Campo Grande: Publicação Interna, 1989.

MATO GROSSO DO SUL, Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul de outubro de 1989. Campo Grande, 1989.

MOLINA, M. C. & JESUS, S. M. S. (orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, 2004.

MONTEIRO. A. R. O pão do direito à educação. Educação & Sociedade. Campinas, CEDES, v.24, n. 84 Especial, p. 763-789, set. 2003. Disponível em: <https://www.cedes.unicamp.br/>. Acesso em: 26/09/2016.

NEMI, Ana Lucia Lana. Ensino de história e experiência: o tempo vivido. São Pulo. FTD, 2009. PEREIRA, Jacira Helena do Valle; ALMEIDA, Rosemeire A. de. (Orgs.). Educação no/do campo em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2008.

VEIGA, Ilma Passos. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 1992.
Publicado
08/11/2021
GAMA, Suely Cristina Soares da; PACHECO, Ilza Alves; JESUS, Kleide Ferreira de. Embates e Desafios das Classes Multisseriadas em Duas Escolas de Mato Grosso do Sul. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2265-2278. ISSN 2447-8776.