Embates e Desafios das Classes Multisseriadas em Duas Escolas de Mato Grosso do Sul
Resumo
Este artigo trata acerca de ensino aprendizagem da Educação do Campo nas classes multisseriadas, perante aos embates da ausência de elementos didático-pedagógicos, das políticas públicas e recursos pedagógicos, que vivenciaram metodologias desenvolvidas pela Lei n. 5692/1971, à organização (1ª à 4ª séries) do ensino fundamental. Assim como as ações com base na Lei n. 9394/96, sabe-se que a educação do campo é marcada por uma diversidade de adaptações, recursos didáticos e metodologia de ensino do campo estabelecida entre professores, por métodos transmitidos nesses períodos, por uma pedagogia tradicional e as novas propostas matizadas por concepção de prática e política pedagógica e desempenho de prática oriunda tradicionalista. Está pesquisa, observou-se a temática da Educação no campo e descrevendo um breve histórico de classes multisseriadas na Escola Municipal de 1º grau "Hélio Turquino" do Município de Eldorado, Estado de Mato Grosso do Sul, e "Escola Municipal João Paulo I, Pólo" Município de Iguatemi – MS.
Referências
ALMEIDA, Rosemeire Aparecida de (Org.). Educação do Campo: fundamentos filosóficos, sociológicos, históricos, políticos e econômicos - Módulo III. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2013.
ARROYO, Miguel G.; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999. (Coleção por uma Educação Básica do Campo, nº 2).
ARROYO, Miguel G; CALDART, Roseli S; MOLINA, Mônica C; (orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
ARROYO, Miguel G. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Caderno CEDES, vol. 27, n. 72, maio/ago. 2007, Campinas, SP: Unicamp. pp. 157-176.
BRANDÃO, Helena H.N. 2003. Análise do discurso: um itinerário histórico. IN: PEREIRA, Helena B.C. e ATIK, Maria Luiza G. Língua, Literatura, Cultura em diálogo. São Paulo, SP: Ed. Mackenzie.
BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília/DF: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2002. Resolução CNE/CEB n. 1, 3 abr. 2002.
BRASIL. Ministério da Educação, Gabinete do Ministro. PORTARIA Nº 86, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2013. DOU de 04/02/2013 (nº 24, Seção 1, pág. 28). Institui o Programa Nacional de Educação do Campo - PRONACAMPO, e define suas diretrizes gerais.
CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola. Petrópolis: Vozes, 2000.
CAVA, P. P. Pensando em direção a uma “pedagogia da complexidade”. UniRevista, v.1, n°2, 2006.
FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - FONEC. Notas para análise do momento atual da Educação do Campo. Seminário Nacional – BSB, 15 a 17 de agosto 2012. Brasília. Digitalizado. 28 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia; Saberes necessários à prática pedagógica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997 (Col. “Leitura”).
LDB. Art. 28 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96 - [link]. Acesso em 30/08/2016.
MATO GROSSO DO SUL, Assembleia Constituinte. Projeto de Constituição de Mato Grosso do Sul, Comissão de Sistematização agosto de 1989. Campo Grande: Publicação Interna, 1989.
MATO GROSSO DO SUL, Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul de outubro de 1989. Campo Grande, 1989.
MOLINA, M. C. & JESUS, S. M. S. (orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, 2004.
MONTEIRO. A. R. O pão do direito à educação. Educação & Sociedade. Campinas, CEDES, v.24, n. 84 Especial, p. 763-789, set. 2003. Disponível em: <https://www.cedes.unicamp.br/>. Acesso em: 26/09/2016.
NEMI, Ana Lucia Lana. Ensino de história e experiência: o tempo vivido. São Pulo. FTD, 2009. PEREIRA, Jacira Helena do Valle; ALMEIDA, Rosemeire A. de. (Orgs.). Educação no/do campo em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2008.
VEIGA, Ilma Passos. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 1992.