Embates e Desafios das Classes Multisseriadas em Duas Escolas de Mato Grosso do Sul

  • Suely Cristina Soares da Gama SEMED-MS
  • Ilza Alves Pacheco SEMED-MS
  • Kleide Ferreira de Jesus UCDB

Resumo


Este artigo trata acerca de ensino aprendizagem da Educação do Campo nas classes multisseriadas, perante aos embates da ausência de elementos didático-pedagógicos, das políticas públicas e recursos pedagógicos, que vivenciaram metodologias desenvolvidas pela Lei n. 5692/1971, à organização (1ª à 4ª séries) do ensino fundamental. Assim como as ações com base na Lei n. 9394/96, sabe-se que a educação do campo é marcada por uma diversidade de adaptações, recursos didáticos e metodologia de ensino do campo estabelecida entre professores, por métodos transmitidos nesses períodos, por uma pedagogia tradicional e as novas propostas matizadas por concepção de prática e política pedagógica e desempenho de prática oriunda tradicionalista. Está pesquisa, observou-se a temática da Educação no campo e descrevendo um breve histórico de classes multisseriadas na Escola Municipal de 1º grau "Hélio Turquino" do Município de Eldorado, Estado de Mato Grosso do Sul, e "Escola Municipal João Paulo I, Pólo" Município de Iguatemi – MS.

Palavras-chave: Educação do Campo, Escolas, Salas Multisseriadas

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Publicado
08/11/2021
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GAMA, Suely Cristina Soares da; PACHECO, Ilza Alves; JESUS, Kleide Ferreira de. Embates e Desafios das Classes Multisseriadas em Duas Escolas de Mato Grosso do Sul. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2265-2278. ISSN 2447-8776.