Breves Apontamentos sobre a Infrequência Escolar no Contexto da Pandemia Covid-19 nas Escolas Municipais de Várzea Grande-MT

  • Jaqueline Dayane da Silva Medeiros MPMT / SMAS
  • Mariel de Figueiredo Rangel Soares SME
  • Edneia Henrique de Paula MPMT / SMECEL

Resumo


A pandemia da Covid-19 vivenciada no mundo, e neste artigo tratando especificamente do Brasil, agudizou um conjunto de problemáticas já existentes, fruto das desigualdades sociais, políticas, econômicas e culturais. Compreendendo que essas desigualdades refletem direta e indiretamente no cenário educacional, trazemos reflexões iniciais sobre a dimensão da infrequência escolar no contexto da pandemia, com o objetivo de socializar os dados de infrequência escolar a partir dos atendimentos realizados no Projeto Fortalecer no ano de 2020. Foram levantados dados no âmbito do Projeto Fortalecer, que aqui serão relacionados aos referenciais teóricos e fontes documentais a partir de relatórios do censo escolar, buscando assim suscitar o diálogo e as produções de conhecimentos necessários para análise dos rebatimentos da pandemia na educação brasileira. Pontuando a intensificação de questões que já vinham sendo um desafio para a gestão escolar e também para as famílias, crianças e adolescentes, na busca pela garantia não só do acesso, mas da permanência e qualidade no processo de escolarização.

Palavras-chave: Educação, Infrequência Escolar, Covid-19

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Publicado
08/11/2021
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MEDEIROS, Jaqueline Dayane da Silva; SOARES, Mariel de Figueiredo Rangel; PAULA, Edneia Henrique de. Breves Apontamentos sobre a Infrequência Escolar no Contexto da Pandemia Covid-19 nas Escolas Municipais de Várzea Grande-MT. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2279-2293. ISSN 2447-8776.