Racismo no Livro Didátido? Sim, no Livro de Sociologia
Resumo
O artigo pretende tecer alguns apontamentos e reflexões concernentes à ideologia do branqueamento que muitas vezes aparece de forma escamoteada nos livros didáticos. O livro didático que tomamos como referência, antes da reforma do ensino médio, foi do autor Nelson Dacio Tomazi "Sociologia para o Ensino Médio". Nesse livro, como em muitos outros, a população negra é representada inúmeras vezes de forma estereotipada, tais como: pessoas escravizadas, em situação de vulnerabilidade social, como mendigos, desempregados e pobres. Na outra ponta, quando são representados a elite, sobretudo de classe média alta, os políticos e os setores econômicos mais abastados, como o agronegócio, o fenótipo predominante é o do branco caucasiano, que dependendo do conteúdo, aparece nas imagens inseridas nas unidades e capítulos do livro didático. A metodologia adotada foi examinar empiricamente o material escolhido, e realizar uma análise das situações contextuais de cada pessoa, negra ou branca, no cenário visual do livro didático de sociologia. É possível afirmar, que as pessoas brancas estão sempre em uma perspectiva de privilégio, seja ele social, cultural ou econômico. No oposto disso, estão as pessoas negras representadas, quase sempre, marcadas pelos estereótipos raciais, socialmente construído e rotineiramente impregnado na mentalidade da sociedade.
Palavras-chave:
Ideologia do Branqueamento, Livro Didático, Sociologia, Representar
Referências
BOURDIEU, Pierre. WACQUANT, Loïc. Prefácio: Sobre as Artimanhas da Razão Imperialista. In: NOGUEIRA, M. A. e CATANI, A. (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis, Ed. Vozes, 2007.
CARVALHO, Andréa Aparecida de Moraes Cândido de. As Imagens dos Negros em Livros Didáticos de História. UFSC. Florianópolis: 2006 (Dissertação de Mestrado).
COSTA, Candida Soares da. Reminiscências Africanas no Português do Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2011.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. 2. ed. São Paulo: Global, 2007.
FRY, Peter. A persistência da raça. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
FREIRE, Paulo, Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GUIMARÃES. Antonio Sérgio Alfredo. Classes, Raças e Democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.
____________. Preconceito racial: modos, temas e tempos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
HOFBAUER, Andreas. Branqueamento e Democracia Racial: Sobre as Entranhas do Racismo no Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em 26 Agosto. 2018.
LEITE, Maria Jorge dos Santos. Imagens e Representações dos Negros nos Livros Didáticos e No Cinema Brasileiro. Disponível em: http://www.amerindia.ufc.br/Anteriores/Vol08/vol08_03.pdf Acesso em 28 agosto. 2018.
MAGGI, Yvonne. “Uma nova pedagogia racial?” In: Revista USP, São Paulo, n.68, p. 112-129, dezembro/fevereiro 2005-2006. Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/68/10-yvonne-maggie.pdf. Acesso em: 19 de Agosto. 2018.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares das Diversidades Educacionais. S/d.
MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues. Pensamento Social Brasileiro e a Construção do Racismo. Cuiabá: EdUFMT, 2011.
MUNANGA, Kabengele. “Apresentação”. In: Superando o racismo na escola. 2. ed. (org.) Kabengele Munanga. Brasília: MEC, 2005.
PAULO, Marta Diniz. Raça, Currículo e Práxis Pedagógica. Cuiabá: EdUFMT, 2011.
SILVA, Ana Célia da. “A desconstrução da discriminação no livro didático”. In: Superando o racismo na escola. 2. ed. (org.) Kabengele Munanga. – Brasília: MEC, 2005.
SILVA FILHO, José Barbosa da. Apontamentos Sobre a História do Negro no Brasil. 2. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2010.
TEIXEIRA, Rozana. A representação social da branquidade em livros didáticos de história e língua portuguesa. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4321_2683.pdf. Acesso em 04 julho. 2018
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
CARVALHO, Andréa Aparecida de Moraes Cândido de. As Imagens dos Negros em Livros Didáticos de História. UFSC. Florianópolis: 2006 (Dissertação de Mestrado).
COSTA, Candida Soares da. Reminiscências Africanas no Português do Brasil. Cuiabá: EdUFMT, 2011.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. 2. ed. São Paulo: Global, 2007.
FRY, Peter. A persistência da raça. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
FREIRE, Paulo, Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GUIMARÃES. Antonio Sérgio Alfredo. Classes, Raças e Democracia. São Paulo: Editora 34, 2002.
____________. Preconceito racial: modos, temas e tempos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
HOFBAUER, Andreas. Branqueamento e Democracia Racial: Sobre as Entranhas do Racismo no Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em 26 Agosto. 2018.
LEITE, Maria Jorge dos Santos. Imagens e Representações dos Negros nos Livros Didáticos e No Cinema Brasileiro. Disponível em: http://www.amerindia.ufc.br/Anteriores/Vol08/vol08_03.pdf Acesso em 28 agosto. 2018.
MAGGI, Yvonne. “Uma nova pedagogia racial?” In: Revista USP, São Paulo, n.68, p. 112-129, dezembro/fevereiro 2005-2006. Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/68/10-yvonne-maggie.pdf. Acesso em: 19 de Agosto. 2018.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares das Diversidades Educacionais. S/d.
MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues. Pensamento Social Brasileiro e a Construção do Racismo. Cuiabá: EdUFMT, 2011.
MUNANGA, Kabengele. “Apresentação”. In: Superando o racismo na escola. 2. ed. (org.) Kabengele Munanga. Brasília: MEC, 2005.
PAULO, Marta Diniz. Raça, Currículo e Práxis Pedagógica. Cuiabá: EdUFMT, 2011.
SILVA, Ana Célia da. “A desconstrução da discriminação no livro didático”. In: Superando o racismo na escola. 2. ed. (org.) Kabengele Munanga. – Brasília: MEC, 2005.
SILVA FILHO, José Barbosa da. Apontamentos Sobre a História do Negro no Brasil. 2. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2010.
TEIXEIRA, Rozana. A representação social da branquidade em livros didáticos de história e língua portuguesa. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4321_2683.pdf. Acesso em 04 julho. 2018
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
ALMEIDA, Maureci Moreira de; COMIN, Andréia Ramos.
Racismo no Livro Didátido? Sim, no Livro de Sociologia. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 2422-2432.
ISSN 2447-8776.