Representatividade Negra nas Histórias de Mauricio de Sousa: Perspectivas de Trabalho Multidisciplinar

  • Dilson Cesar Leal Ribeiro IFMT / UNIC / Universidade de Cuiabá
  • Rosemar Eurico Coenga USP

Resumo


Uma reflexão acerca de como as questões, discussões e representações referentes ao negro brasileiro e suas perspectivas são retratadas no universo das histórias em quadrinhos, aqui especificamente, ilustradas, propostas e apresentadas por Maurício de Sousa, cartunista que há mais de 50 anos está presente em nosso cotidiano trazendo temas pertinentes e recorrentes em nossa sociedade, tais como: cultura e meio, família e educação, costumes e regionalismos, atualidades, bem como, outros assuntos que apareceram ao longo destas décadas, também, a realidade brasileira e por extensão a representatividade negra presente na construção da história do nosso país. Discute-se a possibilidade de um trabalho multidisciplinar na escola, com propostas alternativas ao processo educativo, no que tange a escolarização e todos os seus aspectos, métodos de ensino, e, o sistema de avaliação da aprendizagem. Em sala de aula, observando e notando: a concepção e entendimento sobre mundo e o meio em que a criança/adolescente vive, a utilização da escrita e da leitura como formas de desenvolver capacidades intelecto-cognitivas, e, a formação do indivíduo transformador de sua realidade e protagonista da sua própria história.

Palavras-chave: Ensino, História em quadrinhos, Mauricio de Sousa, Multidisciplinaridade, Representatividade negra

Referências

AGOSTINHO, Elbert. Que "negro" é esse nas histórias em quadrinhos? Uma análise sobre o jeremias de Maurício de Sousa. 2018, 15 f. Disponível em: http://www2.eca.usp.br Acesso em: 25 abr. 2020.

ANDREWS, George Reid. América afro-latina: 1800-2000. São Carlos: EdUFSCar, 2015. 318 p.

ARANA, Alba Regina de Azevedo; KLEBIS, Augusta Boa Sorte Oliveira. A importância do incentivo á leitura para o processo de formação do aluno. 2015. 18 f. Disponível em: https://educere.bruc.com.br Acesso em: 10 abr. 2021.

ARENA, Dagoberto Buim; LOPES, Naiana Rufino. PNBE 2010: personagens negros como protagonistas. 2013. 27 f. Disponível em: https://www.scielo.br Acesso em: 25 abr. 2020.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O racismo na História do Brasil. 8. ed. São Paulo: Ãtica, 2003. 64 p.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000. 115 p.

DONATO, Marcelle Santos Rosa. Leitura e criticidade: uma proposta de intervenção metodológica por meio da aplicabilidade de textos autênticos no ensino-aprendizagem da língua inglesa no contexto público de ensino. 2015. 156 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus I, Vitória da Conquista, 2015.

CULTURA ALTERNATIVA. A importância da representatividade da cultura negra nos quadrinhos. 2020. Disponível em: https://culturaalternativa.com.br Acesso em: 14 ago. 2019.

FERREIRA, Ricardo Franklin. Afrodescendente: identidade em construção. São Paulo: EDUC, 2000. 188 p.

GOMES, Nilma Lino A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1995. 200 p.

GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br Acesso em: 10 abr. 2021.

GUTERMAN, Marcos. Médici e o futebol: a utilização do esporte mais popular do Brasil pelo governo mais brutal do regime militar. 2004. 13 f. Disponível em: https://revistas.pucsp.br Acesso em: 14 ago. 2019.

HALL, Stuart. The Work of Representation. In: _____. Representation, Cultural Representations and Signifying Practices. Londres/Nova Deli: Thousands Oaks/Sage, 1997. 408 p.

LOPES, Romildo Sergio. Representação da identidade negra nas histórias em quadrinhos. 2012. 15 f. Disponível em: http://www.intercom.org.br Acesso em: 14 ago. 2019.

MADEIRA, Zelma.; GOMES, Daiane Daine de Oliveira. Persistentes desigualdades raciais e resistências negras no Brasil contemporâneo. 2018. 17 p. Disponível em: http://www.scielo.br Acesso em: 14 ago. 2019.

MARTINS, Evaneide Dourado; MOURA, Anaisa Alves de; BERNARDO, Anacléa de Araújo O processo de construção do conhecimento e os desafios do ensino-aprendizagem. 2018. 14 f. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br Acesso em: 14 ago. 2019.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizador precedido pelo retrato do colonizado. Trad. Ronald Corbisier e Mariza Pinto Coelho. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 192 p.

MOORE, Carlos. Racismo e sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. - Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. 344 p.

Para uma história do negro no Brasil. - Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1988. 65 p.

PORTILHO, Osmar. Negra e amiga dos animais: Quem é Milena, nova personagem da "Turma da Mônica". 2019. Disponível em: https://entretenimento.uol.com.br Acesso em 14 ago. 2019.

RAMONE, Marcus. Pelezinho: a história de um craque dos gibis. 2007. Disponível em: http://www.universohq.com Acesso em: 14 ago. 2019.

SANT'ANA, A. O. de. Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada / Kabengele Munanga, organizador. - [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 206 p.

SANTOS, Alessandra Rufino. A importância da literatura na construção do pensamento social brasileiro. 2008. 10 f. Disponível em: https://revista.ufrr.br Acesso em: 25 abr. 2020.

SANTOS, Veronice Francisca dos; SANCHES, Isabelle. Educação e Saúde: Perspectivas para a Autoestima de Crianças Negras no Processo de Escolarização. 2011. 13 f. Disponível em: www.revistas.usp.br Acesso em: 25 abr. 2020.

SILVA, Isabel da.; GARCIA, Miliandre. O movimento negro no período de ditadura militar e a música no Brasil. 2013. 19 f. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br Acesso em:14 ago. 2019.

SILVA, Teresa Cristina. Relações étnico-raciais no cotidiano da criança negra: perspectivas e possibilidades na educação infantil. 2018. 12 f. Disponível em: http://editorarealize.com.br Acesso em: 14 ago. 2019.

TAVARES, Marcus. O negro nas revistas em quadrinhos. 2020. Disponível em: http://revistapontocom.org.br/ Acesso em: 14 ago. 2019.

TURMA DA MÔNICA WIKI. Jeremias. 2017. Disponível em: https://monica.fandom.com/ Acesso em: 14 ago. 2019.

WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei. Os negros nas histórias em quadrinhos de superheróis. 2013. 23 f. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/ Acesso em: 8 abr. 2021.
Publicado
08/11/2021
RIBEIRO, Dilson Cesar Leal; COENGA, Rosemar Eurico. Representatividade Negra nas Histórias de Mauricio de Sousa: Perspectivas de Trabalho Multidisciplinar. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2444-2456. ISSN 2447-8776.