Modernidade e Educação: algumas considerações para a discussão da questão étnico-racial

  • Soraide Isabel Ferreira UFMT

Resumo


Este artigo desenvolve uma reflexão sobre a Modernidade e a Educação com o objetivo de demonstrar a influência moderna para o processo educacional, bem como apresentar algumas considerações para a discussão da questão racial no espaço escolar. Para tanto, o texto discute o surgimento da modernidade e sinaliza o debate da pluralidade. Trata-se um estudo teórico empreendido na disciplina Teorias e Práticas em Pesquisa na Educação I. Como metodologia, utilizou-se nesse artigo pesquisas bibliográficas de diferentes estudiosos que tratam sobre o tema. Assim, volta-se a atenção para a complexidade da diversidade, que requer um olhar ampliado para as relações étnico-raciais.

Palavras-chave: Modernidade, Educação, Pluralidade, Questão Étnico-Racial

Referências

FREIRE. Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GOERGEN, Pedro Laudionor. Questões im-pertinentes para a Filosofia da Educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 589-606, set./dez. 2006.

HABERMAS, J. A crise do estado de bem-estar e o esgotamento das energias utópicas. In: Diagnósticos do Tempo: seis ensaios. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2005. p. 9-36.

HABERMAS, J. Discurso filosófico da modernidade. Lisboa, Dom Quixote, 1990.

MARCONDES, Danilo. A tradição empirista: uma iniciação à filosofia. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2016.

MARCONDES, Danilo. As origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2016.

MARCONDES, Danilo. Os herdeiros da modernidade: uma iniciação à filosofia. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2016.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Seminário nacional relações raciais e educação-PENESB. Rio de Janeiro, 2003. Anais. Rio de Janeiro, 2003.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, p. 619-634, set./dez. 2006.

SILVA, Ezir George. Modernidade e educação: As relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento. Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ - Ano 10 - n. 21 - jul./dez. 2008. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315. Acesso em 14 de jun.2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Soraide Isabel. Modernidade e Educação: algumas considerações para a discussão da questão étnico-racial. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2482-2492. ISSN 2447-8776.