A questão racial no Brasil: desafios para a ação afirmativa e para a educação antirracista
Resumo
A questão racial no Brasil, embora apresente um acúmulo considerável de discussões, requer novos debates de rompimento com uma visão de classificação hereditária e ideológica. A reflexão dessa temática é fundamental para a problematização crítica das doutrinas raciais dos séculos XIX e XX e também para a desconstrução enraizada de um pensamento colonial, autoritário e hierárquico a respeito da questão racial, que em pleno século XXI ainda se manifesta em práticas preconceituosas que colocam a população negra em espaços estratégicos de subalternidade/servidão. Assim, neste artigo objetivamos dialogar com as matrizes epistemológicas das relações raciais brasileiras, bem como analisar as suas variadas vertentes e seus conteúdos. Para desenvolver o tema proposto, utilizamos como metodologia um diálogo teórico com os/as autores/as estudados na Disciplina Seminário Avançado I – Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. A partir das leituras dos textos trabalhados em sala de aula, verificamos que as relações raciais são marcadas por discriminações e desigualdades que, sob a égide do mito da democracia racial brasileira, sustenta a ideologia hegemônica de raça, marcada na "superioridade" e na "inferioridade" entre brancos e negros, o que requer uma urgência do desenvolvimento de uma educação antirracista.
Referências
COSTA, Sérgio. O racismo científico e sua recepção no Brasil. In: COSTA, Sérgio. Dois atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. p. 151-194.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo: Autores Associados, Anped, n. 15, p. 134-158, 2000.
JAIME, Pedro. A questão racial no Brasil: conceitos, contextos, perspectivas. In: JAIME, Pedro Executivos negros: racismo e diversidade no mundo empresarial. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp, 2016. p. 89-128.
PAIXÃO, Marcelo. A Santa Aliança: estudo sobre o consenso crítico às políticas de promoção da equidade racial no Brasil. In: ZONINSEIN, Jonas; FERES JÚNIOR, (Orgs.). Ação afirmativa no ensino superior brasileiro. Belo Horizonte: Ed. Ufmg, 2008. p. 135-173.
PAIXÃO, Marcelo. O justo combate: reflexões sobre relações raciais e desenvolvimento. In: PAIXÃO, Marcelo. 500 anos de solidão: estudo sobre desigualdades raciais no Brasil. Curitiba: Appris, 2013. p. 109-147.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Uma história de “diferenças e desigualdades”: as doutrinas raciais do século XIV. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. (Cap. 2 -páginas. 43 a 66).
SEYFERTH, Giralda. A invenção da raça e o poder discricionário dos estereótipos. Anuário Antropológico. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1995. p. 175 a 203.