Lutem para e Eu Voltar a Correr aqui, Te Devolvo Vida! Lamento do Aquaçu
Resumo
Sauvé (2002, 2005), Straforini (2004), Callai (1995) e Sato (2007) e na LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003, orientam o texto em que buscamos através da narrativa estabelecer diálogo sobre a importância da educação ambiental e das relações étnico raciais no ensino fundamental. O fenômeno da seca do córrego Aguaçu, na região de Nossa Senhora do Livramento, que aconteceu no mês de setembro de 2021, foi objeto de conhecimento e de investigação. A pesquisa qualitativa acontece na escola municipal de educação básica BENEDITA BERNARDINA CURVO, Várzea Grande-MT. Utilizamos registros no caderno de campo, manifestações dos estudantes e fotos. Mostrou que mais reflexões sobre a relação ser meio e os fenômenos onde acontecem e da sensibilização podem reverter impactos negativos em positivos, pois os estudantes manifestaram em suas falas, depois da intervenção, emoção e vontade de que mudanças aconteçam nessas relações, para que comunidades possam preservar sua água, suas culturas, depois do momento de história viva.
Referências
CALLAI, Helena Copetti. Geografia: um certo espaço, uma certa aprendizagem. Tese de Doutorado. São Paulo: USP, 1995.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino fundamental. Cadernos CEDES, 25(66), p. 227-247, Aug., 2005.
LOPES, Izabel Antunes de Sousa menos uma cobra. Luto na biodiversidade. Educação infantil e educação ambiental: diálogos possíveis. SEMIEDU 2017. UFMT
MUNDO DA EDUCAÇÃO. Fauna e flora. Acesso em: [link] 29/07/2017. 02.12 h.
SAUVÉ, Lucie. Educação ambiental: possibilidades e limitações. In: Educação e pesquisa: revista da faculdade de educação da USP. Maio-Agosto, São Paulo, v.31, n.2, USP, 2000. Disponível em: Acesso em 29/07/2017/ [link]. 02.05 h.
SATO, Michèle. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. 1. ed., 2007. 133 p
STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004