Lutem para e Eu Voltar a Correr aqui, Te Devolvo Vida! Lamento do Aquaçu

  • Simone Cristina Correa Nunes
  • Izabel Antunes de Sousa Lopes SMECEL-VG / SME-CBÁ

Resumo


Sauvé (2002, 2005), Straforini (2004), Callai (1995) e Sato (2007) e na LEI No 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003, orientam o texto em que buscamos através da narrativa estabelecer diálogo sobre a importância da educação ambiental e das relações étnico raciais no ensino fundamental. O fenômeno da seca do córrego Aguaçu, na região de Nossa Senhora do Livramento, que aconteceu no mês de setembro de 2021, foi objeto de conhecimento e de investigação. A pesquisa qualitativa acontece na escola municipal de educação básica BENEDITA BERNARDINA CURVO, Várzea Grande-MT. Utilizamos registros no caderno de campo, manifestações dos estudantes e fotos. Mostrou que mais reflexões sobre a relação ser meio e os fenômenos onde acontecem e da sensibilização podem reverter impactos negativos em positivos, pois os estudantes manifestaram em suas falas, depois da intervenção, emoção e vontade de que mudanças aconteçam nessas relações, para que comunidades possam preservar sua água, suas culturas, depois do momento de história viva.

Palavras-chave: Diásporas, Educação Ambiental, sensibilização, história, sustentabilidade

Referências

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

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SATO, Michèle. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. 1. ed., 2007. 133 p

STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004
Publicado
08/11/2021
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NUNES, Simone Cristina Correa; LOPES, Izabel Antunes de Sousa. Lutem para e Eu Voltar a Correr aqui, Te Devolvo Vida! Lamento do Aquaçu. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2505-2513. ISSN 2447-8776.