Os Estudos sobre Branquitude: um Levantamento de Pesquisas na Educação

  • Débora Cristina Schmidt Evangelista UFMT
  • Sérgio Pereira dos Santos UFMT

Resumo


O estudo compreende como o conceito analítico da branquitude desenvolve-se nas pesquisas na área da educação cujo campo de pesquisa seja a etapa de escolarização da educação básica, especificamente a educação infantil até o fim das séries iniciais (5º ano). Para isso, procuramos em plataformas de banco de dados teses e dissertações cujos títulos, palavras-chave, nomeadamente, apontavam que se tratava de um estudo sobre o conceito da branquitude envolvendo sujeitos da etapa de ensino mencionada. Para desenvolver esse artigo, partimos de duas indagações: Qual a extensão das pesquisas acadêmicas que envolvem os estudos da branquitude na educação básica (até o 5º ano) dentro dos cursos de pós-graduação em educação? E qual o reflexo dos resultados obtidos com o levantamento das pesquisas para a proposta de uma educação antirracista? A busca pela resposta se deu por levantamento bibliográfico e análise dos resumos das publicações encontradas nas plataformas Sucupira e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Que resultaram em um total de sete trabalhos acadêmicos, destes, apenas duas teses e cinco dissertações. Tal indicativo significa que é preciso ainda muita pesquisa para aumentar a compreensão das branquitudes nas instituições escolares, assim como conseguir atingir propostas de uma educação antirracista.

Palavras-chave: Branquitude, Educação Antirracista, Relações Raciais

Referências

ALVES, Luciana. Significado de ser branco: a brancura no corpo e para além dele. 2010, Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 de mai. de 2021.

BASTOS, Janaina Ribeiro Bueno. Da história, das subjetividades, dos negros com quem ando: um estudo sobre professores brancos envolvidos com a educação das relações étnico-raciais. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 de mai. de 2021.

BUENO. Marisa Fernanda da Silva. A emergência dos estudos da branquitude na legislação brasileira: racismo e educação. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 de set. de 2021

CARDOSO, Cintia. Branquitude na educação infantil: um estudo sobre a educação das relações étnico-raciais em uma unidade educativa do município de Florianópolis. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 de mai. de 2021.

CARDOSO, Fernando Henrique. Capitalismo e escravidão no Brasil meridional: o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CARDOSO, Lourenço da Conceição. O branco “invisível”: um estudo sobre a emergência da branquitude nas pesquisas sobre as relações raciais no Brasil (Período: 1957-2007). Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Economia. Universidade de Coimbra. Coimbra, 2008. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 de mai. de 2021.

CARDOSO, Lourenço da Conceição. O branco ante a rebeldia do desejo: um estudo sobre o pesquisador branco que possui o negro como objeto científico tradicional. 1. ed. vol. 2. Curitiba: Appris, 2020.

CRUZ, Joici Mara Ferreira da. “Limpeza, poder e privilégios”: marcas da branquitude entre docentes da educação básica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Luterana do Brasil. Canoas, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 de mai. de 2021.

DIAS, Luiza Franco. Branquitude e educação: um olhar sobre a constituição das subjetividades raciais no ambiente escolar. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 de set. de 2021.

FRANKENBERG. Ruth. A miragem de uma branquidade não-marcada. In. WARE, Vron (Org.). Branquidade: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. pp. 307-337.

GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In.: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2009, 256p.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. são Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

MENDES. Geoesley José Negreiros. Escola como tempo-espaço de atravessamento: entre a Guiné Conacri e o Maranhão. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 de mai. de 2021.

NUNES, Adelina Malvina Barbosa. A branquitude e o ensino superior: reflexos e desafios na docência. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12084. Acesso em: 27 de set. de 2021.

RAMOS, Alberto Guerreiro. Introdução crítica à sociologia brasileira. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.

ROMANOSWSKI. Joana Paulin.; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006. [link]. Acesso em: 27 de set. de 2021

SANTOS, Isabel Aparecida. A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial: alguns caminhos. In.: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

SANTOS, Sales Augusto. Educação: um pensamento negro contemporâneo. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. 2. ed. São Paulo: Veneta, 2020.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
EVANGELISTA, Débora Cristina Schmidt; SANTOS, Sérgio Pereira dos. Os Estudos sobre Branquitude: um Levantamento de Pesquisas na Educação. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2526-2537. ISSN 2447-8776.