Apontamentos Filosóficos sobre o Amor: da Crítica ao Eros às Concepções Dagara

  • Jeniffer Regina Rodrigues de Lima UFMT

Resumo


Este artigo é parte de um TCC apresentado ao curso de Filosofia da UFMT em 2016 e tem por objetivo discutir o tema do amor no contexto das relações raciais, tão pouco problematizado na vida cotidiana e no campo educacional. Para fazer tal discussão, partimos da problematização de como o tema é abordado nos livros didáticos de Filosofia, denunciando a forma eurocentrada e universalista de amor segundo os gregos. Após a problematização dos livros didáticos Filosofando e Para Filosofar, apresento uma crítica à ideia de amor romântico presente no ocidente por meio do Livro O Espírito da intimidade de Sobonfu Somé. Sobonfu compartilha os ensinamentos da tribo Dagara sobre formas de se relacionar, destacando o relacionamento como parte da comunidade e guiado pelo espírito. Em seu livro, a autora faz a distinção entre o amor do alto da colina e o amor embaixo da colina, procurando também estabelecer a sua crítica ao amor romântico. O amor do alto da colina começa sem ter espaço para crescer, é o amor movido pela paixão. Já o amor que começa embaixo da colina é um amor que se inicia movido pelo apoio da comunidade, tendo como guia o espírito. Pensar o amor através da obra de Sobonfu Somé nos permite compreender que a ideia de amor não é universal, mas é compreendida de formas diferentes em várias culturas.

Palavras-chave: Educação, Filosofia, Amor

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. – 4 ed. – São Paulo: Moderna, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília. Outubro. 2004.

HEGEL, G. W. F. Filosofia da história. 2 ed. Brasília: EDUNB, 1999. 373p.

HUME, David. Ensaios morais, políticos & literários. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004.

KANT, I. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Editora Papirus. 1993.

MATTOS, Regiane Augusto de. História e cultura afro-brasileira/ 2 ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2012.

MONTESQUIEU. O espírito das leis. Tradução Cristina Murachco. – São Paulo: Martins Fontes, 1996. – (Paidéia).

PLATÃO. Diálogos V: O banquete; Mênon (ou da virtude); Timeu; Crítias. [Tradução, textos complementares e notas Edson Bini]. – Bauru/SP: EDIPRO, 2010. - (Clássicos Edipro).

SOMÉ, Sobonfu. O espírito da intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre relacionamentos. Tradução Deborah Weinberg. - 2. ed. - São Paulo: Odysseus Editora, 2007.

SOUZA, Monique Navarro. Discursividades amorosas: agenciamentos éticos africanos e descoloniais in ALVES, Miriam Cristiane (org). A Matriz Africana: Epistemologias e Metodologias Negras, Descoloniais e Antirracistas - 1 ed. - Porto Alegre: Rede Unida, 2020.

CORDI, et al. Para filosofar. – Ed. Reform. – São Paulo: Scipione, 2007.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Jeniffer Regina Rodrigues de. Apontamentos Filosóficos sobre o Amor: da Crítica ao Eros às Concepções Dagara. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2538-2547. ISSN 2447-8776.