Uma Reflexão sobre a Profissão Docente no Cenário da Pandemia da Covid 19

  • Willian Barbosa Caetano IFMT
  • Maria Auxiliadora de Almeida Arruda IFMT
  • Reinaldo Gomes de Arruda IFMT

Resumo


O Este artigo tem como objetivo analisar algumas questões atuais que envolvem a profissão docente, como os desafios enfrentados na docência frente ao contexto brasileiro da pandemia de covid-19. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica sobre a profissão docente e trabalhos publicados em eventos científicos de pesquisa em educação acerca do trabalho docente no cenário da pandemia em diferentes contextos nacionais, faz-se uma reflexão sobre a precarização do trabalho docente na rua relação com a pandemia. Argumenta-se que a docência enquanto uma profissão com saberes específicos e complexos, é ao mesmo tempo, um movimento de construção histórica pela busca de valorização profissional, contrário, portanto, à precarização do trabalho docente, que na pandemia apresenta algumas de suas dimensões, como: – falta de autonomia, dignidade e condições de trabalho, adoecimento físico e mental, jornada exta de trabalho não pago, desqualificação da profissão docente em relação a outras profissões consideradas de maior prestígio social, exaustão pela sobrecarga de trabalho, sentimento de desvalorização profissional por conta do despreparo para atender as exigências das instituições e pela responsabilidade de desenvolver o trabalho remoto com uso de equipamentos pessoais, dentre outros.

Palavras-chave: Profissão, Trabalho docente, Covid 19, Precarização do trabalho, Formação docente

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Publicado
08/11/2021
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CAETANO, Willian Barbosa; ARRUDA, Maria Auxiliadora de Almeida; ARRUDA, Reinaldo Gomes de. Uma Reflexão sobre a Profissão Docente no Cenário da Pandemia da Covid 19. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2559-2568. ISSN 2447-8776.