Uma Reflexão sobre a Profissão Docente no Cenário da Pandemia da Covid 19
Resumo
O Este artigo tem como objetivo analisar algumas questões atuais que envolvem a profissão docente, como os desafios enfrentados na docência frente ao contexto brasileiro da pandemia de covid-19. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica sobre a profissão docente e trabalhos publicados em eventos científicos de pesquisa em educação acerca do trabalho docente no cenário da pandemia em diferentes contextos nacionais, faz-se uma reflexão sobre a precarização do trabalho docente na rua relação com a pandemia. Argumenta-se que a docência enquanto uma profissão com saberes específicos e complexos, é ao mesmo tempo, um movimento de construção histórica pela busca de valorização profissional, contrário, portanto, à precarização do trabalho docente, que na pandemia apresenta algumas de suas dimensões, como: – falta de autonomia, dignidade e condições de trabalho, adoecimento físico e mental, jornada exta de trabalho não pago, desqualificação da profissão docente em relação a outras profissões consideradas de maior prestígio social, exaustão pela sobrecarga de trabalho, sentimento de desvalorização profissional por conta do despreparo para atender as exigências das instituições e pela responsabilidade de desenvolver o trabalho remoto com uso de equipamentos pessoais, dentre outros.
Referências
BONELLI, M. da G.; MARINHO, R. Gênero, profissões e home office na pandemia. 2020. Disponível em: http://www.ppgs.ufscar.br/sociologia-na-pandemia-14/. Acesso em: 10/09/2021.
DELBONI, T. M.; RAMOS, A. T. A invisibilidade do professor em tempos de pandemia: que vida grita? 2020. Disponível em: https://www.anped.org.br/boletim/6705/7506. Acesso em: 10/09/2021.
ENGUITA, M. F. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Revista Teoria & Educação, n. 4, 1991.
FERNANDES, J. L. P.; LIMA, A. M. da C.; OLIVEIRA, A. C. de; ROCHA, S. A. Pandemia da Covid 19 nas práticas de professoras iniciantes em Mato Grosso: 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 10/09/2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
MACHADO, J. B. O trabalho docente no contexto da pandemia de covid-19: formação, condições e valorização profissional. 2020. Disponível em: https://anped.org.br/regionais/sites/trabalhos/19/6318. Acesso em: 10/09/2021.
NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.
OLIVEIRA, D. A. Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. especial 1, p. 17-35, 2010. Editora UFPR.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Orsg.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009, p. 15-34.
RODRIGUES, M. L. Sociologia das profissões. Oeiras (Portugal): Celta Editora, 2002.
SOUZA, Diego O. As dimensões da precarização do trabalho em face da pandemia de Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, 2021.