Saberes Tradicionais e Produção da Vida Através das Feiras de Trocas de Sementes Nativas e Crioulas

  • Edson Caetano UFMT
  • Gleison Peralta Peres UFMT

Resumo


Este texto reflete sobre os saberes tradicionais no sentido da produção da vida, proporcionando conhecer a legislação brasileira que garante a terra e produção da existência e reesistência. Em relação aos dados apresentados são frutos das leituras e reflexões através do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE). Por fim a análise permitiu compreender a necessidade da preservação da cultura e dos saberes nas relações da manutenção e trocas das sementes crioulas e nativas e seus impactos para a continuidade da vida.

Palavras-chave: Saberes tradicionais, Sementes, Soberania Alimentar

Referências

ALMEIDA, M.; CUNHA, M. C. Populações tradicionais e conservação. In: Programa Nacional da Diversidade Biológica – Seminário de Consulta. Avaliação e identificação de ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade da Amazônia Brasileira. Macapá, 1999.

ANDRADE, Manuel Corrêa de. Geografia econômica do Nordeste: o espaço e a economia nordestina. 3. ed. Atlas, 1997.

ARRUDA, R. S. V. Populações tradicionais e a proteção dos recursos naturais. Ambiente & Sociedade, v. 2, n. 5, p. 79-93, 1999.

BARCELOS, J.R. DE OLIVEIRA. A Tutela Jurídica das Sementes: a proteção da diversidade e da integridade do patrimônio genético e cultural brasileiro à luz do princípio da proibição de retrocesso ambiental. Porto Alegre: Verbo Jurídico, 2011

BERNARDO, MARINA A. T. POZZEBON, ADAIR. As Feiras de Trocas de Sementes Crioulas como expressão da Ecologia de Saberes. Cadernos de Agroecologia. Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe. v. 15, no 2, 2020.

BRASIL. Decreto N. 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Brasília, 7 de fevereiro de 2007.

CASTRO, Edna. Território, biodiversidade e saberes de populações tradicionais. In: DIEGUES, A. C. (Org.). Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. 2. ed. São Paulo: Hucitec e NUPAUB, p. 165-182, 2000.

LEOPOLD, A. A sandy county. New York. 1949.

MACHADO, A.T. SANTILLI, J. MAGALHÃES, R. A agrobiodiversidade com enfoque agroecológico: implicações conceituais e jurídicas. Texto para discussão 34.

EMBRAPA Informação Tecnológica. Brasília, DF, 2008.

MALUF, R; MENEZES, F; MARQUES, S. Caderno Segurança Alimentar.

Montpelier: Fondation Charles Léopold Mayer pourle Progrès de l'Homme, Red Agriculturas Campesinas, Sociedades y Globalización (APM), 2001. 52p.

PEREIRA, B. E.; DIEGUES, A. C. Conhecimento de populações tradicionais como possibilidade de conservação da natureza: uma reflexão sobre a perspectiva da etnoconservação. Revista de Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 22, p. 37-50, jul./dez. 2010.

VANSINA, J. Oral Tradition as History. Madison, Wisconsin: University of Wisconsin Press, 1985.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CAETANO, Edson; PERES, Gleison Peralta. Saberes Tradicionais e Produção da Vida Através das Feiras de Trocas de Sementes Nativas e Crioulas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 2592-2601. ISSN 2447-8776.